6 Dicas para Organização da Casa

30 de março de 2020

6 Dicas para Organização da Casa

Marie Kondo é guru, quando o tema é arrumação da casa. Autora do Best-seller  ‘Mágica da Arrumação’ e apresentadora/ protagonista da série da Netflix, chamada “Ordem em Casa com Marie Kondo” e considerada uma das 100 pessoas mais influentes no mundo. Tanto no livro quanto na série, Marie ensina e todo o processo de organização e a importância para refletirmos, não somente sobre a bagunça.  Mas, se tudo que guardamos em casa é necessário ou se faz sentido. Por isso, Marie é minha inspiração para o blogpost de hoje, pois acredito que todo o seu método, denominado de KonMari, cai como uma luva em dias de isolamento social e quarentena, para refletirmos  como vivenciamos a casa, nossa casa. Confira, 6 dicas para a organização da casa:

Organização em casa

Série “Ordem em Casa com Marie Kondo”

Faça a arrumação por partes

O método KonMari trabalha a bagunça, divida em partes e não por cômodos. São cinco categorias: roupas, livros, papelaria ( papéis, documentos, contas e etc), objetos de valor sentimental e o komono (palavra usada para designar à cozinha, banheiros e garagens) . A dica é fazer uma categoria por vez.

Tenha somente o que traz alegria

A casa é um refúgio. Então, não faz sentindo manter objetos ou roupas que não gosta, não é mesmo? Parece óbvio, mas nem sempre é. Não temos o costume de refletir sobre quais objetos ou roupas causam uma boa sensação como bem-estar, alegria e aconchego. Se conseguir identificar tudo isso, ótimo. Está no caminho certo! Se a resposta for não, não trazem boas sensações.  Está na hora de desapegá-los!

Objetos vintage, de valor sentimental

Faça uma pilha de roupas e sapatos

Tire todas as roupas e sapatos do armário e coloque em cima da sua cama. Assim, você terá o impacto de ver quantas roupas têm. E, será que precisa de todas essas roupas? Analise uma por uma. Por fim, deixe somente as peças que goste e que tragam bem-estar. As roupas que não trazem bem estar agradeça-a uma por uma e coloque para doação. Isso mesmo, você não leu errado, Marie Kondo nos ensina a agradecer cada peça, pois em algum momento da nossa vida, ela já foi importante.

Se você divide o armário com outra pessoa, é importante cada um fazer o seu.  Sem interferências de opiniões do que deve ser mantido ou descartado.

Livros

Para os livros, segue a mesma lógica das roupas. Retire todos os livros das prateleiras e coloque sobre uma mesa ou no chão. Feito isso, dê tapinhas para “acordá-los” e analise um a um e veja qual traz alegria e qual gosta de tê-los. Comece por livros que não goste e separe-os para a doação.

 

Komono

Aqui abordaremos, três itens : cozinha, banheiro e garagens. Seguindo a mesma lógica, tire tudo dos armários e prateleiras.  Verifique quais produtos estão vencidos e jogue-os fora, deixando-os somente em boas condições e dentro do prazo de validade.

Use caixas para organizar os itens de acordo com seu uso e tamanho, assim facilita a visualização e controle do que tem em casa.

Em toda categoria, é preciso analisar o que faz sentido ter ou não. Por isso,  deixe na cozinha e garagem somente o necessário, também. Por exemplo, precisamos ter 10 jogos de jantar diferentes? Qual mais gosto e uso? Para os itens do dia a dia, deixe-os com fácil acesso, ou seja, em prateleiras mais baixas. Nas prateleiras e armários mais altos, deixe os itens não usuais.

Objetos de valor sentimental

Por último, mas não menos importante. Deixe os objetos de valor sentimental , pois eles tendem a atrasar o processo, mas quando chega nessa fase, você está mais confiante sobre suas decisões, assim estará pronto para  desapegá-los.

objeto de valor sentimental

Leia também:

Mágica da Arrumação

Ordem na Casa com Marie Kondo

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram