Formas geométricas: dicas para não errar na decoração

15 de abril de 2020

Formas geométricas: dicas para não errar na decoração

Por Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.

 

Olá, tudo bem? Esperamos que vocês estejam bem e seguros por aí!  Hoje, vamos falar sobre formas geométricas, que sempre se figuraram como interessantes,  atrativas e bonitas de ser ver. E o uso delas voltou com tudo para a decoração, garantindo um visual leve e descontraído no ambiente. Podemos afirmar que elas são sinônimos de modernidade, personalidade e sofisticação.

O geométrico retornou para a decoração com diversas releituras e com um toque mais contemporâneo. E vamos compartilhar dicas essenciais para quem aprecia o estilo e deseja levá-lo para os ambientes.

sala de estar com tapete em forma geométrica e frontão da cozinha com revestimento em forma geométrica

Geometria no tapete e frontão da pia marca presença no apartamento | Projeto Andrade & Mello | Foto: Luis Gomes

Revestimentos

Aplicar as formas geométricas nos revestimentos é ter a certeza que eles sempre estarão em destaque no espaço. Por serem, geralmente, bem coloridos, é importante trabalhar uma combinação com elementos mais neutros. Assim não sobrecarregamos o visual do ambiente. Normalmente, eles são utilizados como protagonistas na parede ou no piso, ou, em algumas situações, até avançar do piso para a parede. Mas é essencial contar com o  auxílio de  um profissional de arquitetura e decoração para saber dosar e equilibrar a composição.

Objetos geométricos

Tapetes, quadros, almofadas, nichos de parede, móveis e luminárias são peças que trazem a modernidade e o estilo expressivo das muitas formas geométricas. Misturar formas e cores podem se configurar em um grande volume de informações que o cérebro precisa absorver. Com isso, fica a impressão de um espaço cansativo se não for desenvolvido com harmonia. Móveis de formatos geométricos nem sempre são ergonômicos e aconchegantes, então é importante analisar o uso das opções de acordo com o dia a dia dos moradores.

Estampas e cores

Para as estampas é possível misturar diversos formatos como triângulos, círculos, hexágonos e listras, entre outros, pois eles conversam entre si e resultam em uma ótima composição. Por terem linhas marcantes, sempre recomendamos evitar a mistura de estampas geométricas com orgânicas. Trabalhamos com ponderação para alcançar esses resultados.

Sobre as cores, uma regrinha básica é optar por tons neutros, degradês ou até mesmo mesclar as cores complementares, aquelas que são opostas no círculo cromático.

Esperamos que tenham gostado das dicas!

Até a próxima!

@ondeafamiliaacontece

Leia também:

Candy Colors: como usar na decoração?

Chevron na decoração: 4 ideias para usá-lo

Como combinar estampas

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI