Quadros: como escolher e organizá-los para repaginar sua casa

14 de julho de 2020

Se você deseja muito ter quadros e obras de arte na sua casa, algo como, telas, quadros, gravuras, fotos e esculturas e não sabe por onde começar, vamos  falar disso.

É importante definir o estilo de obra de arte que você gosta, ela precisa transmitir e se relacionar com você, sempre digo que a obra de arte tem que estar em sintonia com quem a compra. Afinal, será você quem irá vê-la todos os dias.

Houve época em que os quadros combinavam com paredes, eu não acho isso legal, mesmo porque se você quisesse mudar a cor da sua parede fazia o que com seu quadro?

Também existiam regras para se pendurar os quadros utilizando os métodos de galerias, ou seja, os quadros alinhados lado a lado e na altura dos olhos.

Só que o décor se modernizou e se libertou de regras e com isso novos estilos foram se incorporando na forma de se pendurar quadros.

Na verdade, hoje, tudo é permitido desde mistura de molduras, estilos de quadros, gravuras, fotos até colocar vários quadros em uma mesma parede. E, às vezes, a graça de molduras sem nenhum quadro podem compor essa parede.

 

Quais paredes devo expor meus quadros? Pode ser qualquer uma ou devo escolher uma específica? Como saber isso?

Normalmente, escolhemos para colocar nossos quadros as paredes mais destacadas de nossa casa. Podem ser: um hall de entrada, em cima do aparador, em uma sala de jantar ou de estar, em cima dos sofás, em alguma parede que possa dar destaque ao que você vai pendurar, nos corredores – muito usual pois ajuda a diminuir o percurso dele, escadas ou patamares de escadas ficam bem, cantinhos de café, leitura uma varanda gourmet.

 

E, como fica a iluminação nesse local?

A iluminação deve ser pensada para que de destaque às artes, que você venha escolher. Cuidado com obras de arte, pois não se pode utilizar qualquer lâmpada na sua iluminação sob pena de danificá-la. Mas, podemos utilizar spots direcionáveis ou ainda spots em trilhos, que fica muito interessante, mas vai depender de sua decoração para encaixar tudo direitinho.

trilho de iluminação em quadros

E, para valorizar uma escultura temos que pensar no local que vamos colocá-la, fazendo com que ela destaque na sua decoração. Pode ser : em cima de um aparador, em uma mesa de canto, pedestal ou até no chão dependendo do tamanho dela.

Pense, nas suas obras e quadros em geral,de modo que se você for mudar o décor da sua casa ou pra um novo endereço, elas possam todas ser reaproveitadas. Às vezes, mudar uma moldura dá uma nova cara ao que você tem, mas o mais importante é que essas obras te tragam satisfação ao vê-las. Não existe obra de arte ou quadro velho, mas sim eu gosto ou não.

Leia também:

Diferente estilos de decoração para salas de jantar

Esculturas na decoração : como usá-las

Quadros decorativos

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI