Cinque Terre: tesouro italiano cheio de histórias

28 de janeiro de 2021

Não é segredo a ninguém o quanto eu gosto de viajar por lugares coloridos (se você ainda não leu, já falei aqui da Costa Amalfitana, St. Moritz, etc.). Hoje, quero compartilhar com vocês mais um desses lugares que, de tão colorido, faz pensar que estamos em uma pintura, a inesquecível Cinque Terre, um povoado italiano localizadas a cerca de 100 quilômetros a sudeste de Gênova, composto pelas cinco cidades: MonterossoVernazzaCornigliaManarola e Riomaggiore. É um passeio que pode ser feito de carro, barco ou trem e todas as alternativas serão agradáveis, tamanha a beleza das paisagens à sua volta.

casas coloridas em Cinque Terre

Como uma brasileira que adora praia, é impossível começar nossa viagem e não citar a beleza dos mares azuis avistados em Monterosso, localizada em um pequeno golfo, que tem como seus destaques suas ruínas, o comércio e a gastronomia local, como a deliciosa focaccia. Passando de barco pelos mares da cidade, é possível apreciar suas irmãs, que ficam bem próximas umas das outras.

Apesar de pequena e com poucos habitantes, Vernazza também encanta com suas paisagens. Uma das principais atrações é a orla, que garante lindas fotos em qualquer horário do dia. Lá, também é possível vislumbrar as casas coloridas, perfeitamente amontoadas umas sobre as outras, um encanto!

Corniglia emociona por sua tranquilidade, nela, todas as cores e a beleza à volta, são vistas do alto. Para chegar até ela precisamos subir uma escada imensa com cerca de 400 degraus muito cansativos, que se fazem valer um por um quando nos deparamos com a beleza dos vinhedos, olivedos e do mar, lá de cima parece ainda mais encantador.

Se precisasse descrever Manarola, a quarta das Cinque Terre, com uma palavra apenas seria “estrela”, pois ela é a celebridade entre suas irmãs. Não à toa, as paisagens são lindas, o clima é muito animado devido a grande quantidade de turistas e os moradores são muito receptivos e agradáveis. Manarola é daqueles lugares que dá vontade de ficar para sempre, sabe? Um sonho!

 

Nosso roteiro pelas cinco encantadoras terras fecha com a pequena e não menos importante Riomaggiore, um pequeno povoado de pescadores com cerca de 1800 habitantes apenas, e uma marina linda de onde também conseguimos avistar as outras cidades e já sentir saudade delas.

Cinque Terre é um roteiro de ficar guardado na memória. As paisagens, as comidas, as culturas, tudo colabora para isso. Sem falar nas cores, que encantam.

Eu acredito que as cores fazem com que as viagens permaneçam vivas em nossas memórias. Passe o tempo que passar. Pode ser que daqui uns anos, eu não me lembre com exatidão de todos os lugares que passei ou tudo o que vivi pelas minhas viagens mundo afora. Mas, com certeza, jamais me esquecerei das cores que cada uma dessas cidades me permitiu conhecer.

 Mais fotos de Cinque Terre:

Um abraço e até a próxima viagem, Karina

karina korn

@karinakornarquitetura

Leia também:

As marcantes cores da Costa Amalfitana

Cartagena: histórias, surpresas e lendas

7 cidades imperdíveis para conhecer na Itália

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI