Apartamento Pequeno: dicas de como parecer mais amplo

23 de março de 2021

Andrade & Mello Arquitetura trazem dicas essenciais para fazer o apartamento pequeno parecer mais amplo

 

apartamento pequeno de 34 m²

Projeto: Andrade & Mello Arquitetura e Foto: Emerson Rodrigues

 

Cada vez mais, empreendimentos residenciais ofertam ao mercado imóveis com metragens reduzidas. Em sua maioria, apartamentos adquiridos na planta e que, depois de entregue pela construtora, se revelam como um grande desafio para os moradores. Afinal, como organizar tudo de forma tão compacta? para mantê-lo sempre otimizado, e ao mesmo tempo, decorado e confortável, é preciso buscar boas soluções.

Se antes o perfil dos moradores de imóveis pequenos era voltado para jovens casais, essa realidade mudou. Pessoas solteiras que apostam em seu próprio apartamento ou profissionais que mantém dois endereços – uma casa espaçosa no interior durantes os finais de semana e um apto de metragem reduzida mais próximo dos compromissos de trabalho –, ampliam a demanda por esse tipo de edificação.

Confira as dicas dos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, sócios a frente do escritório Andrade & Mello Arquitetura. Acompanhe:

Projeto: Andrade & Mello Arquitetura Foto:Luis Gomes

 

  • Aposte em ambientes integrados

    De tendência, a integração se tornou uma decisão que veio para ficar! Especialmente em ambientes pequenos, a conexão entre ambientes auxilia eficazmente para alcançar a sensação de amplitude que, muitas vezes, um cômodo com paredes limita. Em linhas gerais, a integração cria uma atmosfera melhor ao todo, facilitando a rotina dos moradores.

    Para a arquiteta Erika Mello, além de eliminá-las, usar o mesmo piso é outro recurso que ajuda nessa conexão, mas é necessário atentar-se à estrutura do imóvel, que não pode ser colocada em risco. Algumas paredes exercem função estrutural e não podem ser eliminadas. Vale estudar todas as possibilidades que propiciem uma arquitetura de interiores mais receptiva e prazerosa de se estar.

  • Invista na marcenaria planejada

    Cada centímetro do apartamento contribui para o bem viver. Portanto, um mobiliário bem desenhado e com alguns truques pode fazer com que o imóvel seja ainda mais funcional e pareça muito maior do que realmente é! Para isso, planejamento é palavra de ordem.

    Antes de qualquer aquisição de móveis ou intervenções, é importante contatar um profissional de arquitetura que entenda as demandas, oriente e traga novos olhares. De acordo com Renato Andrade, listar as necessidades e priorizar o que é mais importante se enquadram como o primeiro passo. São infinitas soluções que contribuem positivamente com o espaço.

  • Organize-se

 

Ambientes desorganizados e lotados de itens não transmitem bem-estar e comodidade e, em espaços menores, isso pode ser ainda mais evidenciado! Portanto, uma mudança de mindset também acompanha o projeto: ter apenas o que é fundamental.

O ato de projetar proporciona algumas formas de guardar objetos e até
inseri-los na decoração de um ambiente. Segundo a arquiteta Erika, caixas e compartilhamentos internos em estantes, guarda-roupa ou closets podem ser uma opção. Desta forma, o realce fica para aquilo que realmente tem relevância, além de manter o respiro no local.

apartamento compacto

Projeto: Andrade & Mello Arquitetura e Foto: Luis Gomes

 

Neste projeto de um apartamento integrado, os profissionais optaram por seguir com o mesmo piso por todo o apartamento.

andrade mello

 

@ondeafamiliaacontece

Leia também:

Dossiê sobre iluminação

Apartamentos pequenos: 5 lições preciosas

Apartamentos compactos

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI