Revestimento para seu piso, veja quais as vantagens e desvantagens de cada escolha

5 de abril de 2021

Você já ouviu falar em conforto térmico e isolamento acústico? Esses são dois pontos importantes para a decisão do revestimento ideal para seu piso de acordo com o ambiente.

O primeiro passo para tomar essa decisão é conhecer as características gerais dos principais madeira natural e porcelanato.

A madeira é um material vivo e natural, por isso, é muito escolhida quando a proposta é aconchego e contato com natureza nos ambientes. Também pelo material ser orgânico, ele tem desvantagens consideráveis como custo alto e baixa resistência à umidade.

Foi assim que os materiais artificiais ganharam espaço, além do custo ser bem mais baixo, ele é fácil para limpar e de manutenção bem mais tranquila. É o caso dos revestimentos cerâmicos que também são resistentes à umidade e manchas.

A madeira é mais sensível, pois ela absorve a umidade e, como consequência,  ocasiona manchas e o aparecimento de microorganismos, portanto escolha a madeira para ambientes secos, como salas, por exemplo. Já a cerâmica tem baixo nível de absorção e é mais resistente, a escolha ideal para ambientes como cozinhas ou banheiros.

Conforto térmico

O conforto térmico é outro aspecto importante principalmente pelo local para o revestimento.

A madeira natural tem temperatura agradável ao toque, dificilmente fica muito quente ou muito fria. Essa capacidade de manter a temperatura mais constante traz conforto aos ambientes e também ajuda a manter sua temperatura interna. Portanto, essa é a escolha certa para regiões mais frias para trazer aconchego.

O piso cerâmico retém menos o calor, ou seja, em dias frios o ambiente fica mais frio ainda e com uma sensação menos acolhedora.

Limpeza e manutenção

No quesito limpeza, os revestimentos cerâmicos são sempre mais favoráveis pela praticidade. Por isso são, normalmente, a escolha para ambientes de muita utilização seja em sua casa ou no seu negócio.  Já a madeira requer cuidados mais específicos já que o material sofre desgaste mais aparente. A saída é pegra firme na manutenção com raspagem e proteções de verniz.

Resistência ao impacto

Ambos os materiais têm grande resistência, porém como a madeira é um material absorvente ou seja, os sons não rebatem tanto em sua superfície, ajudando a tirar o efeito de eco dos ambientes. Uma vantagem da cerâmica é que ela risca bem menos do que a madeira.

Visual

Quando o assunto é estética, o revestimento de cerâmica sai na frente por conta da grande diversidade, inclusive, a imitação da própria madeira natural. Além disso, mesmo com tanta variação, o custo é geralmente mais acessível.

 

Fotos:

Leia também:

Tendência e praticidade em revestimentos

Pisos e revestimentos

Piso cerâmico

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI