Azulejo na decoração de interiores: escritório Andrade & Mello Arquitetura traz dicas e inspirações para utilizar o artefato no ambiente

27 de abril de 2021

 

Se antes era visto apenas como um revestimento, atualmente é cada vez comum vermos decorações com azulejo, um elemento que pode destacar uma parede das demais e trazer grande trunfo a um espaço com suas características específicas, incluindo as texturas, cores e formatos!

Cozinha com azulejos azuis

Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Luis Gomes

 

De acordo com o arquiteto Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, com a renovação arquitetônica, o azulejo passou a ser visto como material de protagonismo, sinal de renovação e até de expressão artística.

 

Para que conheça mais sobre ele e como utilizá-lo em um espaço, Renato e sua sócia e arquiteta Erika Mello, separaram algumas informações importantes sobre o objeto decorativo. Acompanhe.

cozinha com marcenaria verde e azulejo preto

Projeto Andrade & Mello Arquitetura. | Foto: Luis Gomes

 

Tamanho – qual escolher?

Não existe nenhuma regra para a definição das dimensões do azulejo. Entretanto, sua escolha precisa ser cuidadosa a partir do ambiente que o receberá. De acordo com a arquiteta Erika Mello, cada vez mais estamos abandonando a ideia do rejunte como um complemento inerente na aplicação dos revestimentos e adotamos critérios que também são empregados para outros materiais, mas que podem garantir um resultado funcional.

 

Para cozinhas, por exemplo, que concentram um volume expressivo de gordura por conta do preparo de alimentos, a recomendação é optar por superfícies lisas e com cantos retificados. Azulejos com texturas, e que necessitem de muito rejunte, demandarão uma manutenção mais complicada, gerando desconforto ao morador. Vale ainda considerar que peças muito pequenas requerem um volume maior de rejunte. No tocante aos banheiros, os profissionais do escritório esclarecem que a situação é bastante semelhante, pois o revestimento acumula a gordura corporal combinada aos produtos de higiene.

Cozinha pequena com mini azulejos

Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Luis Gomes

 

Composição – como combinar?

 

Não é necessário que o azulejo esteja 100% combinando com as demais cores eleitas para as paredes ou que apresente o mesmo tom do mobiliário. Segundo Renato, é ainda mais bacana a ‘brincadeira’ de tonalidades, principalmente quando o revestimento se realça no espaço.

 

Outra opção interessante, que é comumente realizada, se traduz na combinação de dois ou mais azulejos em um único ambiente. Segundo a arquiteta Erika Mello, dependendo da escolha de revestimentos, a composição pode se tornar muito moderna como por exemplo com o uso de um mix de cores e texturas. Além disso, a ajuda de um profissional habilitado faz-se essencial.

Cozinha com marcenaria amarela e azulejos coloridas

Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Luis Gomes

 

Manutenção – como limpar?

 

As superfícies dos azulejos são preparadas para receber produtos de limpeza, facilitando o dia a dia dos moradores. Para o arquiteto Renato Andrade, o que pode tornar mais complicada esta manutenção, é o tamanho da peça e a quantidade de rejunte presentes para finalizar os acabamentos.

andrade mello

@ondeafamiliaacontece

 

Leia também:

Reformar e mudar a casa sem grandes intervenções é possível sim

Dossiê sobre iluminação

Revestimento de parede

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI