Plantas no box sim!

23 de junho de 2021

Plantas no box sim! Profissionais do Andrade & Mello Arquitetura especificam dicas para cuidar das espécies na área do banho.

Na maioria dos casos, os detalhes que envolvem a decoração do banheiro ficam mais devotados à área que compreende a bancada e a bacia sanitária. No box, as escolhas ficam concentradas para o revestimento, o nicho para dispor os produtos de higiene e os metais. E foi justamente com o desafio de um algo a mais que a dupla de arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, lançaram mão de uma tendência: o ‘shower plants’, termo em inglês utilizado por fãs do estilo Urban Jungle, em na sua tradução literal significa ‘plantas no box do chuveiro’.

Mas como assim, é possível inserir espécies naturais dentro box? De acordo com o arquiteto Renato Andrade, a resposta é sim! E para quem ama plantas a possibilidade é magnífica, uma vez que não será necessário se preocupar com a drenagem do jardim.

jardim vertical dentro do box do banheiro

Projeto: Andrade & Mello Arquitetura

No projeto onde aplicaram a ideia, o apartamento não dispunha de varanda e os proprietários compartilham com a dupla de profissionais seu apreço e o desejo de ter plantas por perto. Confira o passo a passo desse processo:

Conhecendo os benefícios

Além de deixar o banheiro mais agradável, como dito pelo arquiteto Renato, a presença do verde auxilia no propósito de proporcionar mais vida aos ambientes. E no box não poderia ser diferente! Independente da espécie, as plantas purificam e renovam o ar, contribuem para um décor mais charmoso e belo, além de transmitir acolhimento. Nessa somatória, sair do convencional também é uma motivação!

Tipos de plantas

É necessário escolher as espécies adaptadas à vivência em ambientes úmidos e resistentes às temperaturas elevadas por conta da água quente do chuveiro. De acordo com a profissional Erika Mello, jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, violetas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz e caládio, são algumas das plantas que reúnem essas características. Portanto, é necessário atenção e cuidados, já que essas plantas são capazes de absorver toda a umidade do espaço.

Cuidados

Para usufruir dos benefícios, ainda se faz indispensável analisar outros fatores antes de inserir as plantinhas dentro do box. Segundo Renato Andrade, um dos pontos está relacionado à luz solar, condição sine qua non para todos os seres vivos. E junto com a iluminação, a ventilação natural.
Na manutenção, Erika ressalta que o morador terá o adicional de promover a limpeza com maior frequência e realizar a limpeza diariamente.

Um check list ponto a ponto, por Erika e Renato:

• Tenha um box espaçoso;
• Mantenha o chuveiro sempre distante das folhagens;
• Escolha folhas mais resistentes à umidade;
• Mantenha a janela sempre aberta para que o ambiente esteja em constante ventilação;
• Escolha espécies que gostem de umidade;
• Atente-se para as regas;
• Prefira uma planta já desenvolvida para cultivo dentro do banheiro.

Plantas dentro do box do banheiro

Projeto: Andrade & Mello Arquitetura

 

os arquitetos Erika Mello e Renato Andrade

Erika Mello e Renato Andrade: @ondeafamiliaacontece

 

Leia também:

Boiserie: tendência para vestir paredes

Varandas: como transformar a sua em uma área social integrada ao restante do apartamento

Porque e como usar plantas na decoração

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI