Como trazer materiais alternativos para projetos de interiores?

13 de outubro de 2021

Sempre é importante pensarmos no nosso impacto na sociedade em geral, e como profissionais na área de arquitetura e construção não seria diferente. Sempre temos que nos atualizar e trazer soluções novas e mais sustentáveis para os projetos (tanto de arquitetura quanto para o design de interiores).

Para abordar e refletir sobre o tema, trouxemos dicas sustentáveis que possam ser aplicados na sua obra, trazendo cada vez mais impacto positivo para a sociedade e as construções. Agora, vamos citar dois exemplos para a área de construção:

-Tijolo Ecológico

O tijolo ecológico possui um processo produtivo diferente do convencional, pois consiste basicamente da compressão da mistura de alguns materiais, os quais não demandam passar por um processo longo de queima, assim reduz drasticamente a emissão de gás carbônico.

-Bambu

O bambu é uma matéria-prima altamente sustentável, pois além de ser abundante e renovável, seu rápido ciclo de renovação permite a colheita de forma anual e sem causar prejuízos ao meio ambiente. Além de ter um baixo custo, rapidez no processo de construção e trazer uma estética diferenciado ao projeto.

E para finalizar, traremos itens sustentáveis que possam ser usados dentro de projetos de interiores:

-Fibras naturais e madeira de demolição

Usar móveis fabricados que causem menos impacto no meio ambiente, utilizando móveis com fibras naturais e madeira de demolição. As fibras naturais servem para os tapetes também.

Poltrona com fibras naturais.

Poltrona com fibras naturais.
Via: Casa Très Chique

-Reaproveitamento de móveis

Antes de pensar em descartar algum móvel, que tal reaproveitá-los? Basta dar uma cara nova para esse mobiliário, pintá-lo ou colocar algum tecido são boas soluções.

Pintura Nova na cômoda antiga

Via Nap Time Decorator

-Reutilização de pallets e caixotes

Se fizer um projeto mais descolado, podemos dar uma nova significação aos objetos. Então, utilize pallets e caixotes para fazer a cama, sofá ou até mesmo uma estante.

reaproveitando móveis

Sofá com pallets

-Luz Natural

Luz natural é tendência! Aproveite nos seus projetos trazendo janelas mais amplas e integrando os ambientes.

Sala com janelas amplas

Via @maritfolland

 

Leia também:

Tendências 2022: da construção civil e arquitetura de interiores

89 ideias de decoração: Móveis com pallets e caixotes

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI