Tiradentes: uma das cidades históricas de Minas Gerais

28 de outubro de 2021

Localizada em Minas Gerais, a cidade nasceu em 1702, 187 anos antes da Proclamação da República e se chamava Arraial Velho de Santo Antônio. Em 1889, depois da Proclamação, o local foi batizado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Ele foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Igreja Matriz de Santo Antônio na cidade Tiradentes que pode ser considerada uma das igrejas mais ricas do brasil

Igreja Santo Antônio

 

Todo o centro histórico da cidade pode ser considerado como um grande ponto turístico. As ruas de pedras, algumas do século XVIII, já valem como um grande passeio. Porém, os casarões e igrejas também contribuem, e muito, para a beleza da cidade. Entre eles, tem a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 e que hoje pode ser considerada como a segunda igreja mais rica do Brasil. Ela fica localizada no topo de uma colina, proporcionando uma linda vista para a cidade e para a Serra de São José. E é lá, que também podemos encontrar os trabalhos feitos por Aleijadinho, o maior representante da arte barroca mineira e que viveu durante o Brasil Colonial.

Imagem da linda igreja de Nossa Senhora do Rosário uma das mais antigas da cidade Tiradentes

Igreja Nossa Senhora do Rosário

 

Outra igreja que vale a visitação é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas de Tiradentes e que começou a ser construída no início do século XVIII, pelos negros, para que pudessem realizar os seus próprios cultos. Ainda no centro histórico, é possível conhecer a Igreja da Santíssima Trindade, a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula (de onde se vê um lindo pôr do sol), a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês.

Os museus também são incríveis, tanto pelo valor arquitetônico de cada um deles, quanto pelas histórias que trazem, todas com temáticas religiosas. O primeiro que recomendo a visita é o Museu de Sant’Ana, que funciona na antiga cadeia da cidade e exibe 300 imagens que representam a protetora dos lares, da família e dos mineradores.

Na cidade Tiradentes os são incríveis, tanto pelo valor arquitetônico de cada um deles, quanto pelas histórias que trazem

Museu de Sant’ana

 

Além dele, o Museu Casa Padre Toledo é uma excelente oportunidade para conhecer, por dentro, os dos mais belos casarões da cidade, porém, está fechado temporariamente. Nele, viveu o Padre Toledo, condenado por participar do processo que culminou a Inconfidência Mineira – uma revolta organizada pela elite de Minas Gerais no ano de 1789.

Voltando para o Centro Histórico de Tiradentes, nos deparamos a todo momento com construções belíssimas. Algumas conseguem até se destacar das demais por conta da beleza arquitetônica e valor histórico.  É muito bom caminhar pelas ruas antigas da cidade e vislumbrar todos os casarões, igrejas e até mesmo os sobrados mais simples, mas que já são de encher os olhos.

Um pouco de como a cidade de Tiradentes é encantadora para quem gosta de conhecer ais sobre a cultura de cidades históricas

Centro Histórico Tiradentes

 

Tiradentes é o destino perfeito para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre a história de Minas Gerais e, sobretudo, do Brasil! E, claro, quando forem visitar, também recomendo conhecer os outros destinos próximos, como Mariana, Ouro Preto e Congonhas!

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

karina korn

@karinakornarquitetura

 

Leia também:

10 lugares fora do obvio para viajar em Minas Gerais:

Inhotim: um lugar especial para os amantes da natureza e da arte

Salvador: A gastronomia e o jeitinho acolhedor que só lá tem

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI