Especial CASACOR 2017: Estúdios – Menos paredes, mais funcionalidade

3 de agosto de 2017

Especial CASACOR 2017: Estúdios – Menos paredes, mais funcionalidade

Um dos principais desafios no design de estúdios é agregar funcionalidade e beleza. Nesse aspecto os projetos apresentados na CASACOR 2017 dão um show de criatividade, como é possível observar nos quatro exemplos que selecionei abaixo. Confira!

Estúdio do colecionador de arte, por Marília Veiga

Numa mistura clara de galeria de arte, curadoria e living, o espaço de 100 m² idealizado pela Marília Veiga aposta na distribuição harmônica das obras de arte, apresentando referências sofisticadas, atemporais e contemporâneas.

Em consonância com essa proposta, os painéis de madeira recriam o ambiente, tornando-o mais aconchegante. Essa sensação é reforçada pela iluminação direcionada às peças de arte, garantindo um certo conforto visual.

Complementam o espaço a disposição de um mobiliário com design atual, em que os traços e tons combinam perfeitamente com os revestimentos utilizados e de forma versátil.

É interessante observar também que a entrada do espaço é marcada pelas principais obras do residente, expostas para seus amigos e apreciadores da arte, imprimindo traços da sua personalidade.

Estúdio com pórtico, por Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz

O projeto dos arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz prova que o estilo nova-iorquino da década de 1970 continua atual. Os 95 m² decorados pela dupla fazem referência aos velhos galpões sem paredes da Grande Maçã, que eram reformados para servir de moradias com aspecto underground e funcional.

Esse estilo cosmopolita está presente desde os ambientes compactos e integrados até ao som ambiente. As faixas de LED no teto fazem da iluminação algo leve e sem interferências na decoração, gerando de quebra uma economia de energia. Nesse sentido, o espaço com características masculinas tira muito proveito da tecnologia: em vez da tradicional TV porque não um projetor?

Outra boa solução para o espaço foi a cozinha aberta. Como o hábito de receber pessoas em casa é crescente, desta forma é possível interagir melhor com os convidados enquanto se cozinha.

Estúdio Bossa, por Marlon Gama

Inspirado pelo movimento vanguardista, mas sem se prender a este único estilo, o Estúdio Bossa propõe uma decoração elegante e despretensiosa, adequada para morar, trabalhar e receber amigos.

Com 75 m², o espaço apresenta muitos tons e texturas, boa parte proveniente de tecidos clássicos e despojados. Todo esse mix é sobreposto a paredes neutras e tonalidades atuais, como o cimento queimado. Destaca-se também a mesa de pebolim, utilizada para dividir os ambientes internamente e dar um ar mais descontraído ao projeto.

Atual também é a marcenaria com inspiração italiana. Práticas, as peças de madeira se apresentam na forma de painéis e perfis de encaixe, finalizadas com laca verde e ferragens douradas – nada mais nobre e atual.

As proporções pensadas para os ambientes são confortáveis para que qualquer um possa utilizar todo espaço. Já o jardim é convidativo para observar a paisagem e deixar o tempo passar.

Estúdio do Artista, por Sandra Moura

Os 100 m² projetados por Sandra Moura propõem uma mistura moderna com paisagismo, num espaço que abriga sala de estar, cozinha, quarto e banheiro.

Nesse cenário, o que mais chama a atenção são as estruturas metálicas, distribuídas funcionalmente para conectar e estruturar esses espaços, bem como compor prateleiras, guarda-roupas e apoio na cozinha. Outro destaque é o painel da Mata Atlântica, que segue a tendência de trazer um pouco da natureza para dentro da moradia.

O uso do mesmo revestimento em todos os espaços permite ousar nos objetos, mobiliário e obras de arte. Sim, é uma decoração que foge do comum, mas que transforma o ambiente numa experiência única.

Quer saber mais sobre a CASACOR 2017? Fique atento à série especial que publicamos no blog e cobertura nas nossas redes sociais! Aproveite e confira também outro post em que abordamos mais estúdios expostos nesse evento!

Leia também:

Decoração para apartamento estúdio

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI