Como escolher o tapete ideal?

24 de outubro de 2019

Como escolher o tapete ideal?

A escolha do tapete é sempre uma tarefa difícil e envolve inúmeros fatores, por isso não pode ser uma decisão isolada. Assim, como o tapete, a cortina e almofadas são as cerejas do bolo na decoração, eles que realmente produzem o ambiente e dão o toque final. Sendo assim, é importante estar atento ao tamanho, formato, tipo e cores dos tapetes. Mas, como escolher o tapete ideal?

 Por isso, separamos algumas dicas para uma seleção mais assertiva. Confira:

Tamanho do tapete

O tamanho do tapete, um item fácil de errar na hora da escolha. Dê preferência para os formatos retangulares. O tapete na sala de estar, deve ser colocado com a profundidade até metade do sofá, já na parte da frente deixe-o com espaço amplo, sendo de pelo menos 10 cm entre o tapete e o home.  Para as laterais, deixe de 10 a 20 cm a mais que o tamanho do sofá.

Como escolher o tapete ideal?

Tamanho tapete para sala de estar

Como escolher o tapete ideal?

Tamanho de tapete para quartos

Tecidos para tapetes

Tapete de lã de carneiro ou shaggy- trazem aquela textura fofinha e felpuda. Ótima para sala de estar e quartos.

O tapete de couro de animal ou sintético, é uma opção para sala de estar, se for de formato irregular, é legal pensar numa sobreposição de tapetes. (quando tem um retangular com cor neutra embaixo e de couro de animal por cima). E o tapete de sisal, como possui facilidade de limpeza, é uma peça coringa, podemos pensar para qualquer ambiente: sala de jantar, sala de estar, quartos, home-office.

Tipos de tapetes

Dependerá da necessidade dos moradores, por exemplo, se eles optarem por um tapete mais felpudo, o ambiente ficará mais aconchegante, porém terá uma necessidade de manutenção/ limpeza maior. Mas, se a opção for pelo tapete de sisal, esse tapete deixa o ambiente ‘mais fresquinho’ e com um visual mais clean.

Tendências para tapetes

Muito o que é tendência em moda, vem para a decoração e com os tapetes não seriam diferentes. Então, estão super em alta, tapetes de estampas de pele de animais, de peles falsas de animais, e também com padrões étnicos e geométricos. Já, em relação ao tipo de tapete, é importante trazer itens recicláveis e sustentáveis, um exemplo deste último são os tapetes de sisal.

Qual é sua escolha de tapete ideal ? Deixe aqui nos comentários!

Leia também:

Cortinas ou Persianas? Principais diferenças e quando especificar cada tipo

Cozinha tradicional, americana e integrada: Qual sua favorita?

10 dúvidas sobre tapetes

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@
logo instagram