Como montar um home office perfeito?

21 de maio de 2020

Como montar um home office perfeito?

Tanto no Brasil como em todo mundo, se tornou muito mais comum e crescente a prática do home office entre profissionais de muitas áreas. Este modelo de trabalho oferece várias vantagens, mas existem alguns pontos a serem observados para quem adotou a prática do trabalho remoto no ambiente do lar.

Por isso, vamos contar como a arquitetura e a decoração podem deixar o espaço propício para o trabalho e revelar algumas dicas de como criar um home office em casa. Confira:

Espaço

Antes de tudo, é extremamente importante avaliar o tipo de escritório para ter em casa: se será um ambiente para trabalhar diariamente ou para ser usado de forma pontual – seja uma ou duas vezes na semana, ou como um ponto de apoio para atividades esporádicas.  A partir do momento que entender essa necessidade, é o momento de escolher o ambiente para ser transformado no home office. Não é só ligar o computador e começar a digitar!

Para quem tem uma casa maior, vale muito investir em um espaço dedicado só para o escritório, tendo assim maior privacidade e a instalação de armários e prateleiras para guardar documentos e materiais. No caso dos apartamentos pequenos, o home office pode ser projetados na sala ou, quem sabe, no quarto. Qualquer cantinho do apê pode se tornar um home office, já que instalar uma bancada de trabalho é muito comum.

Mobiliário e ergonomia

Com a rotina full time ali, pode ser que você precise espaço para guardar documentos, livros e eletrônicos como notebook ou desktop – que tem grande influência para as dimensões do tamanho da bancada ou mesa –, bem como a impressora. A bancada fixa na parede é a melhor opção para apoiar tudo que for necessário, mas caso queira usar uma mesa, é necessário encostá-la na parede.

A ergonomia do trabalho estuda a relação do ser humano com o ambiente em que ele se encontra. Se você passa longo período na frente do computador, a bancada deve ter altura e profundidade para que seja possível apoiar o cotovelo para não forçar os ombros e a coluna, o que evita futuros problemas de saúde.

A cadeira deve ser confortável e ter um bom apoio para costas e braços. A preferência são aquelas cadeiras giratórias com rodinhas, que garante mais liberdade na movimentação.

Iluminação

A iluminação é muito fundamental para um home office. Pode apostar em montar seu escritório próximo a uma janela, garantindo luminosidade e ventilação natural. Além disso, a iluminação específica sobre a mesa, como arandelas de apoio, fitas de led nas prateleiras sobreposta, ou até mesmo um pendente sobre a mesa promovem um maior conforto visual.

 Personalização

Passar horas em um ambiente pode se tornar prazeroso com a decoração que remete à personalidade de quem vai usar o espaço. Os detalhes fazem toda a diferença para o momento de trabalho, seja a aplicação de um papel de parede, quadros ou plaquinhas decorativas são ótimas possibilidades para serem exploradas. Se o ambiente for agradável, o rendimento de trabalho será ainda melhor!

Esperamos que tenha gostado das dicas!

Se cuidem e até a próxima!

Por Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura

andrade mello

@ondeafamiliaacontece

Leia também:

Escritório em casa: dicas para montá-lo

10 dicas para ser mais produtivo no home office

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram