Equipotel 2023

18 de setembro de 2023

Com crescimento de marcas e setores, Equipotel reforça internacionalização em edição de 60 anos 

 

Representantes de todos os continentes, incluindo países como China, Itália, Coréia, França, Uruguai e Chile ampliam visibilidade internacional do evento; são esperados mais de 20 mil visitantes.

 

São Paulo, setembro de 2023 – A Equipotel, principal encontro de hospitalidade da América Latina, está prestes a abrir as portas de uma edição histórica, que celebra seus 60 anos, com muitas novidades, incluindo desde o crescimento de novos setores, como food service, coletividade, hospitalar, arquitetura e design e lavanderia e limpeza, ao fortalecimento da marca em âmbito internacional.  O evento, organizado pela RX, acontece de 19 a 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com expectativa de reunir mais de 20 mil visitantes qualificados.

“Nesta edição, que é um marco histórico para marcas expositoras e profissionais que acompanham toda a trajetória e sabem da importância do encontro para tendências, realização de negócios, lançamentos e exposição de produtos, fizemos um trabalho para ampliar a internacionalização. No pavilhão, será possível encontrar marcas, visitantes e compradores de todos os continentes”, revela Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

Mercado, marcas e tendências

A diversidade de mercado se torna um atrativo para os expositores e também os visitantes que buscam trazer diferenciais de produtos e serviços para os estabelecimentos em que atuam, já que possibilita oportunidades de reforçar o relacionamento e aumentar o portfólio de clientes, por meio de networking e negociações com players nacionais e internacionais.

Neste sentido, serão mais de 350 marcas, aumento superior a 10% em comparação com a edição de 2022, que contou com 320 e registrou recordes em índices positivos de avaliação de satisfação de visitantes e expositores.  Do total deste ano, 20% é composto por novas empresas, inseridas em um contexto de atualização com discussões sobre temas como sustentabilidade, eficiência e tecnologia.

 

Quem passar pelo espaço da TOTVS, por exemplo, poderá conhecer o portfólio completo de soluções voltadas à digitalização do setor hoteleiro e fazer negócios, já que a marca anunciou que apresentará oferta especial de sistema de gestão para hotéis de menor porte.

 

No espaço, portanto, será possível conferir destaques como a oferta LITE do seu sistema de gestão especializado TOTVS Backoffice – Linha CMNET, uma versão desenvolvida para apoiar as operações de empreendimentos hoteleiros com equipe reduzida. Em um único sistema, estão todos os módulos que atendem administração hoteleira, como faturamento, contas a pagar e a receber, controle financeiro e almoxarifado. Outras soluções como sistema PMS, de distribuição, PDV, POS, menu digital, além de ferramentas para marketing e vendas em parceria com RD Station, Letsbook, Tribuzana e oneAPI, também poderão ser verificadas, como informa a empresa.

“O setor hoteleiro vem passando há algum tempo por um processo de digitalização, mas ainda existe um caminho com muitas oportunidades a serem exploradas. Participar da Equipotel é um momento importante para os players se conectarem com as principais tendências e novidades do segmento. Vamos mostrar o quanto a tecnologia pode contribuir para o crescimento e produtividade dos hotéis, apoiando suas operações e resultados, independente do tamanho”, comenta Claudio Cordeiro, diretor de produtos de Hotelaria da TOTVS.

Considerada uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, a Döhler, disponibilizará um portfólio de produtos com destaque para a cortina feita a partir de fios de garrafa PET retiradas do meio ambiente e outras novidades da família ECO, como blackout, colcha e roupa de cama, que têm fios reciclados em sua composição, além de tecidos de decoração para móveis, com acabamento de repelência a líquido vegano; e toalhas de banho com fibra recuperada, e também roupas de cama inteligente que dissipam o suor e oferecem maior conforto térmico.

A empresa aproveitará, ainda, para lançar oficialmente na Equipotel a marca Döhler Pro, especializada no segmento de hospitalidade com foco em inovação e sustentabilidade; e contará com painel de realidade virtual para apresentar a nova coleção.

Preservação da natureza também é o foco da eeCoo Sustentabilidade – Embalagens Biodegradáveis e Compostáveis. A empresa, com sede em Goiânia, apresentará opções de bioembalagens compostáveis e biodegradáveis, comercializadas para todo o país. Feitos de plantas, os produtos decompõem facilmente e muito mais rápido do que as produzidas em plásticos convencionais, reduzindo a poluição ambiental e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A Wier disponibilizará aos visitantes equipamentos de higienização, purificação e sanitização para o setor hoteleiro com tecnologias limpas como plasma e ozônio que, segundo a empresa, proporcionam economia, segurança, saúde e qualidade. Os purificadores não requerem o uso de produtos químicos para a sanitização de ambientes ou para o tratamento de efluentes líquidos e não deixam resíduos.

A novidade neste ano será o lançamento da máquina Oz Max, que purifica e acaba com os cheiros desagradáveis em áreas de até 240 m² em apenas uma hora. Com o lançamento, a marca ampliará sua capacidade de fornecer soluções eficientes e sustentáveis para hotéis, pousadas, auditórios, salas de teatros e de cinemas, restaurantes, entre outros. Bruno Mena Cadorin, engenheiro químico fundador da Wier e pioneiro no Brasil na tecnologia de Plasma Frio para tratamento de efluentes, estará no estande nos dias 20, 21 e 22.

Em primeira participação no evento, a Box Acessível lançará equipamentos que trazem acessibilidade aos boxes de banho para PCD´s. As novidades eliminam obstáculo ou desnível na passagem do hóspede e os alagamentos que podem ocorrer no local e se espalharem pelo quarto. Os lançamentos permitem a utilização das divisórias com portas de correr, de acordo com as normas técnicas vigentes. Além de expor os produtos, o estande da marca exibirá vídeos para demonstrar as aplicações.

“Esperamos apresentar a nossa solução ao maior número possível de representantes do setor hoteleiro, demonstrando que resolvemos o problema de atendimento da legislação de acessibilidade de maneira elegante e eficaz, e colaboramos com a pontuação das suas agendas de ESG, por possibilitarmos o exercício da diversidade, da inclusão social e o atendimento a importantes ODS’s da ONU”, revela Cláudio Vidal, CEO da empresa.

A OXTREAT Soluções de Tratamento de Água também levará um lançamento para o evento. A empresa que atua no segmento de cuidados com caixas de gordura, piscinas e limpeza em geral em estabelecimentos como hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros, terá como um dos destaques o ACCELL, produto voltado para limpezas mais profundas e totalmente sustentável.

 

A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, referência global em biocombustíveis e bioenergia, também marcará presença na Equipotel com soluções de geração distribuída, migração e gestão do mercado livre de energia e mobilidade elétrica. O estande contará com totem digital interativo para o público acessar e conhecer produtos, que proporcionam economia na conta de luz, redução no impacto ambiental, a valorização do local e ganho do selo de Energia Renovável.

Entre os destaques, a marca revela o carregador para veículos elétricos Shell Recharge corrente alternada (AC) que pode ser implementado em hotéis como um serviço extra aos seus clientes.

Empresas como Castor, Ortobom, Alloy Iluminação, App Sistemas, Altenburg, ASSA ABLOY Global Solutions, Camesa – Hotel Selection Professional, Colortel, Dayhome Food Service, Eco Flame Garden, Euro On Demand Colchões por Assinatura, Frutmel Alimentos Personalizados, Girbau Beyond Laundry, Grosfillex, Harus Soluções em Hospitalidade, Hoteleads, Hotelflow, Komeco, Mobly, Móveis Delucci, Nonius, entre outros também estarão com espaços exclusivos e portfólio de produtos e soluções para apresentar ao público.

Conteúdos

O evento também será marcado pela realização de alguns dos principais encontros profissionais do setor no mercado nacional. Alguns deles são novidades na grade de programação da Equipotel.

Entre as atrações, no espaço Arena de Hospitalidade serão realizados a 65ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL), organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hoteís (ABIH) , nos dias 19 e 20 de setembro; o Workshop de Governança Hoteleira, evento da Associação Brasileira de Governantes e Profissionais de Hotelaria (ABG), para associados e participantes da feira, no dia 21 de setembro; e a Arena Tech, sobre as tecnologias que estão inovando a gestão hoteleira, com curadoria de conteúdos da Vega I.T, no dia 22 de setembro.

O CONOTEL contará com destaques como as apresentações Ressignificando o Turismo Brasileiro, conduzida pelo Ministro do Turismo, Celso Sabino; O novo momento do turismo paulista, ministrada por Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo; além de palestras como Perspectivas e cenário da economia do Brasil: impactos no Turismo, com Rodolfo Margato, vice-presidente de pesquisa econômica da XP Investimentos; A reforma tributária e segmentos de turismo e hospitalidade, com Prof. Dr. Robson Maia Lins, sócio da Barros Carvalho Advogados Associados; Destinos Turísticos inteligentes: oportunidades para os meios de hospedagem, com Germana Magalhães, analista do SEBRAE Nacional.

Encerram o congresso os painéis Marco do saneamento – o Brasil em foco, com André Machado, do Instituto Trata Brasil, e Dr. Augusto Dal Pozzo, do escritório Dal Pozzo Advogados; Growth Marketing aplicado à Hotelaria, com Guilherme Lippert, cofundador da V4 Company; Case Grupo Tauá, com Lizete Ribeiro, diretora comercial do grupo; Construindo Tropas de Elite; com Rodrigo Pimentel, autor do livro que originou o filme Tropa de Elite.

O Workshop de Governança Hoteleira contará com temas como As demandas da implantação operacional de um novo empreendimento hoteleiro; Acqualina Resort, case de sucesso internacional – eleito o melhor hotel (pé na areia) nos EUA, em 2023, A melhoria contínua dos serviços – Como envolver os hóspedes no redesenho de processos; O setor de governança e a importância estratégica da área para o hotel.

Na Arena Tech, ganharão espaço as apresentações A relevância da tecnologia no mercado de multi propriedade, com Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts; Como inovar na experiência do hóspede através da automação de UH´s, com Jessé Resende, diretor comercial na Saga Systems Brasil; Como investir bem em tecnologia na gestão de redes hoteleiras, com Thiago Sbarai, superintendente de desenvolvimento e projetos na Estancorp; e Tendências tecnológicas para o mercado hoteleiro em 2024, com Nathan Soares, coordenador comercial na VEGA I.T.

Outros espaços dedicados a conteúdos estarão entre as atrações do evento. Caso do Motel Xperience, realizado em parceria com a ABMotéis e apoio do Guia de Motéis, que terá palestras com especialistas que estão inovando o mercado. Em empreendedorismo, por exemplo, será possível conferir apresentações como Carreira, Emprego e Empreendedorismo, com Max Gehringuer, administrador de empresa, autor de livros e comentarista da Rádio CBN e Fantástico.

Temas como Um bate-papo com Rafa Brites, com Rafa Brites, jornalista, apresentadora e empreendedora e Apimente os resultados da sua empresa com inovação, com Caito Maia, CEO da Chilli Beans, são algumas das atrações da grade de programação.

Novidade na Equipotel, a Escola de Hoteleiros, espaço de capacitação e atualização profissional, terá conteúdos apresentados por profissionais que atuam na área. Na programação, temas como gestão, responsabilidade social, sustentabilidade e mercado. Entre eles, Agilidade e oportunidade de aprendizado para a nova hotelaria; Criando uma cultura de excelência: os segredos das melhores empresas de hospitalidade para trabalhar; Do prato à alegria: como o entretenimento eleva a jornada gastronômica dos clientes nos hotéis; Sustentabilidade além do greenwashing: a importância de mudanças reais na hotelaria; Conquistando a geração Z: estratégias para atrair e reter talentos para a nova hotelaria; Construindo líderes para o futuro: desafios e oportunidades com as novas gerações; e CEOs: under 40.

Outra área de conteúdos educacionais, o Espaço Gastronômico terá foco em hospitalidade e gastronomia com experiências, debates, workshops e palestras conduzidos por profissionais do SENAC. A programação contará com apresentações como: Hospitalidade como experiência; Como fabricar pães em espaços reduzidos; Como a harmonização de alimentos e bebidas pode potencializar a experiência do cliente; Gastronomia e hospitalidade: lembranças e mimos personalizados; Caminhos do Vale: uma experiência entre o Vale do Paraíba, Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira; O poder da hospitalidade como diferencial para os negócios; Como a harmonização de alimentos e bebidas pode potencializar a experiência do cliente; Utilização de ingredientes locais como diferencial na gastronomia hoteleira; Power skills para profissionais da hospitalidade; Tropical, uma confeitaria de influências; Degustando a diversidade: café e DE&I; Desenvolvimento de Carreira e Gestão de Pessoas, entre outras.

Já no Hospitality Trends, que também é novidade no evento e tem organização do Hotelier News, será possível conferir as projeções da hotelaria e as tendências em diferentes ramos de atuação no setor, como gastronomia, marketing, distribuição e operação. Painéis como Amenities: como melhorar os custos e ainda surpreender os clientes?; Hotel Trends Stants: saiba a demanda futura nas principais cidades do país; Multipropriedade e seu novo ciclo de desenvolvimento no país; e Lobby bar: como atrair clientes e engajar hóspedes, estão entre as atrações do espaço.

No Hotel que Respira, assuntos que envolvem a rotina operacional dos meios de hospedagem estarão na programação como qualidade do ar interno, mofo, odores e sistemas de exaustão. A atração tem programação de 19 a 21 de setembro

Maratona da Hospitalidade tratará de cinco temas como Vendas, Marketing, Liderança, Revenue Management (Gestão de Receitas, em livre tradução) e Gestão durante os quatro dias de evento.

Na ilha HSMAI Innovation – Tech e Inovação, atração com curadoria de Gabriela Otto, presidente da HSmai Brasil e fundadora da GO Consultoria, destacará a Inteligência Artificial na rotina operacional. Serão apresentadas palestras com especialistas que são líderes no mercado, como A transformação da experiência dos hóspedes pelas tecnologias atuais, com Fernando Brunetti, sócio e diretor comercial na Fast Hotel Sistemas; Desconto ou Cashback, vantagens e desvantagens, com Marcelo Bicudo, fundador e CEO da TravelCash.me; IA guiando a transformação da hotelaria na era 5.o, com Renata Carreira, diretora na Host Hotel System, no dia 19;

Na quarta-feira (20) a programação continuará com os temas: Experiência de hóspedes 2.0: Maximizando a reputação on-line, com Julieta Bomone, marketing partner manager na myHotel; Desafios da precificação dinâmica, com Waléria Fenato, Diretora na Mark Up Consultoria; LinkedIN: usando a tecnologia para fazer negócios, com Thais Medina, CEO na Business Factory Brasil.

Já no dia seguinte (21), encerram a atração os painéis O futuro da hospitalidade com inteligência artificial e ChatGPT, com Alex Moura, vice-presidente de vendas Latam na RateGain; Upselling durante a jornada do hóspede: da reserva ao checkout, com Bernhard Sturm, sócio na UpNology, além de uma apresentação de Daniel Feitosa, head de Revenue Management na Climber RMS, com tema a ser definido.

As programações de conteúdo do evento podem sofrer alterações.

Inovação

Em termos de experiência, os visitantes poderão conferir a Inn House Experience, projeto que traz uma guest house de 300 m², onde será possível transitar e conhecer modelos de espaços como recepção, cozinha com bar, cômodo adaptado para home-office, lounge e quintal. A novidade, que também realizada pela primeira vez no evento, será palco para palestras e é fruto de uma imersão que os organizadores fizeram na Equipotel Paris, onde identificaram a concepção sendo aplicada como tendência no mercado sul-americano. A atração tem conceito da Brazil Sales em parceria com a arquiteta Cris Paola, do Chris Paola Studio e a Marcenaria Show.

Vale reforçar que os idealizadores foram responsáveis pela Suíte Design na edição de 2022, atração que fez sucesso por aliar design e conceitos de neuroarquitetura em um quarto em tamanho real.

O tradicional Selo de Hospitalidade também estará nessa edição e dá visibilidade aos produtos e soluções considerados inovadores no evento em quesitos como design, sustentabilidade, tecnologia, economia e usabilidade, que potencializam os serviços de hospedagem.

Negócios

Um dos pontos altos da Equipotel são as oportunidades de negócios e nesta edição, além das dinâmicas de cada marca nos estandes, quatro áreas devem aproximar ainda mais compradores e expositores. O já conhecido Conecta Club Equipotel, programa de relacionamento do evento, que seleciona profissionais com poder de decisão e objetivo de realizar compras e, assim, impulsionar o mercado. Os convidados poderão acessar o lounge VIP, com buffet e acesso a wi-fi, contarão com serviço de concierge, entrada exclusiva, 1 diária de estacionamento gratuita e credencial exclusiva.

O Encontro Corporativo de Compras FOHB, organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, terá como foco otimizar parcerias entre profissionais de compras corporativas de redes associadas e fornecedores de produtos e serviços dos segmentos do evento. A ação acontecerá no Business Center, um dos espaços do evento, com entrada gratuita para expositores.

Também no mesmo local, para quem busca reuniões de curta duração e diretas para negócios, a Rodada de Negócios Resorts Brasil será uma oportunidade de encontro entre compradores selecionados e expositores, para conhecerem ofertas e demandas de mercado. A iniciativa é uma parceria da Equipotel com a Resorts Brasil.

O espaço também será palco de outra novidade, a Rodada de Negócios Alimentos & Bebidas. A ação reforça a importância do segmento A&B na hospitalidade e otimiza relacionamento e negócios entre fornecedores e compradores.

Para ampliar ainda mais as possibilidades de relacionamento entre os participantes do evento e as possibilidades de negociações, a Equipotel também disponibilizará o Matchmaking, ferramenta digital que permite ao público fazer uma jornada otimizada e personalizada de visitação com recomendações de marcas antes e durante o evento, de acordo com o interesse sinalizado no momento do credenciamento e também o contato antecipado entre profissionais e expositores.

A RX também fornece sistema de inteligência de dados às marcas para a captura de leads e o impulsionamento de conexões e negócios.

A programação completa das atrações também pode ser conferida em https://www.equipotel.com.br/pt-br/experiencias.html

A organização do evento conta com o trabalho do Conselho Consultivo, criado para trazer conteúdos ao evento que atendessem as demandas atuais dos segmentos de hospitalidade. O Conselho Consultivo da Equipotel é formado por Mayara Vieira, do Radisson Vila Olímpia; Nuno Jesus, Ameris Hotéis; Paula Silveira, Hotel Unique; Gabriela Otto, consultora de hospitalidade; Maria Flávia do Amaral, Novotel e Ibis Rio de Janeiro – Porto Atlântico; Renata Cury Farha, do InterContinental São Paulo; Wellington Melo, do Hotel Unique; Isabel Tuñas, Royal Macaé Palace Hotel; Orlando de Souza, Priscila Bibiano e Ana Paula Rodrigues, do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Larissa Calabrese, da ABMotéis; Leonardo Dib, da Lush; Rafael Mariachi, da Fervo; Antônia Nunes Mota Lopes, do Hotel Araxá; Carolina Oda, especialista em gastronomia; Juliana Salles, gerente executiva Resorts Brasil; e Regina Segui, consultora especializada e gerente de supply do Grupo Wish.

“Com a participação de um conselho formado por profissionais de destaque em diferentes ramos que envolvem hospitalidade, conseguimos construir um evento focado em debater as demandas urgentes de mercado, incluindo também pautas que abordam as próximas tendências em atendimento, tecnologia e gestão. Para as marcas, além da visibilidade no pavilhão, o uso de tecnologias para encontrar compradores amplia ainda mais as possibilidades de conquistar novos clientes e negócios”, finaliza o executivo.

A 60ª edição da Equpotel tem o apoio da ABIH, FOHB, AB Motéis, Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação de Hoteís e Pousadas do Guarujá (APROHOT), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP), Resorts Brasil, Sistema Integrado de Parques & Atrações Turísticas (SINDEPAT), SINHORES (Sindicato dos Hoteís, Restaurantes, Bares e Similares) do Litoral Norte, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Marília, Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp – Turismo Paulista), Unedestinos e Raízen Power.

As inscrições para o evento são on-line e gratuitas e podem ser feitas no site https://www.equipotel.com.br/.

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.

A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesess www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.

KB!COM | Comunicação Corporativa
11 4332.9808 | 11 99211.7420
Rogério Porto – roger@kbcomunicacao.com.br
Patrícia Cré – patricia@kbcomunicacao.com.br
Stefany Hernandes– stefany@kbcomunicacao.com.br

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI