Especial CASACOR 2017: Jardins para todos os gostos e estilos de vida

25 de julho de 2017

Especial CASACOR 2017: Jardins para todos os gostos e estilos de vida

A variedade de projetos expostos na edição paulista do CASACOR 2017 mostra que é possível criar um jardim adequado para cada perfil e tipo de casa. Com isso em mente, selecionei seis projetos de jardins, que se destacam pela criatividade e personalidade dos espaços planejados.

Jardim Deca, por Alex Hanazaki

O principal mérito do labirinto de 1.000 m² criado por Alex Hanazaki é apresentar como o uso da água e iluminação é capaz de moldar um espaço sem a necessidade de paredes.

No intuito de proporcionar uma nova experiência com a marca Deca, o profissional utiliza lavatórios suspensos e bicas do misturador Polo numa alusão a fontes naturais. Ele também trabalha chuveiros Quadrado de teto, para criar uma cascata de água, e bacias convencionais Carrara, visando compor totens esculturais de cobogós. Tudo envolto à vegetação tipicamente brasileira, evidenciando assim as belezas naturais de nossa flora.

Também chama atenção a disposição simétrica dos objetos, o que estabelece uma linguagem harmônica com outros elementos do ambiente (como o revestimento). Outro detalhe interessante é a escolha pelo tergolado, que passa a sensação de proteção mesmo num local aberto.

Bar do Jardim, por Marcos Caracho

Norteado pela funcionalidade, o espaço de 200 m² desenhado pelo arquiteto Marcos Caracho mescla soluções espaciais envolvendo tecnologias e materiais de forma contemporânea, com intervenções coerentes ao modo de vida atual. Assim como Hanazaki, o arquiteto traz também a vegetação brasileira para dentro do espaço, mas de forma mais geométrica e vertical, o que de certa forma aproveita melhor a amplitude da área.

Jardim da Casa de Vidro Renault, por Bia Abreu

Em sinergia com a Casa de Vidro, que comentei em outro post sobre os ambientes da CASACOR 2017, o projeto de Bia Abreu propõe trazer a natureza para dentro de casa por meio da integração de ambientes.

Além disso, esse espaço evidencia também que um jardim não precisa ser delicado para ser belo. Nesse sentido, Abreu apresenta um local de refúgio, composto por poltronas, lareiras e plantas mais selvagens, como samambaias, lambaris, aspargos e véus-de-noiva. Vale destacar o uso da jabuticabeira, acompanhada por palmeiras chamaedoreas, reforçam esse clima rústico (porém, aconchegante) do espaço.

Outro detalhe legal é o uso de vasos de plantas, provando que é possível compor um belo jardim utilizando plantas dispostas em recipientes.

Pátio das Tabocas, por Alexandre Furcolin

A primeira impressão que tive ao visitar o jardim projetado por Alexandre Furcolin é entrar numa praça – principalmente pelo uso do piso natural que compõe o caminho à área externa. Utilizando sete espécies de bambu, Furcolin consegue, como define o compêndio da CASACOR 2017, “aguçar os sentidos humanos com texturas, sons, sombra e luz natural, que criam um jogo cênico que ressalta a simplicidade e a poesia presente no espaço”.

Uma peculiaridade interessante é o uso de mini lareiras, que passa a sensação de aconchego mesmo num espaço ao ar livre. Outra solução inteligente é a ausência de paredes e vegetação fisicamente grande, garantindo assim certa versatilidade à decoração do ambiente.

Jardim do Estúdio Bossa, por Mauro Contesini

Inspirado nos jardins franceses, Mauro Contesini aposta numa estética minimalista e delicada. Situado entre três ambientes, e com a responsabilidade de unir esses espaços, o local é ornamentado por floreiras de aço corten, bancos de bambu e vasos com topiarias – arte de podar plantas em formas ornamentais – de espécies como o louro e o viburno.

Jardim Zen, por Maria Lúcia Alalou e Felipe Alalou

No intuito de apresentar a essência tranquila e pacificadora dos jardins japoneses, os arquitetos Maria Lúcio Alalou e Felipe Alalou trabalham em 120 m² os cinco elementos bases desse tipo de jardim: bambu, pedra, água, planta e lanterna.

Quer saber mais sobre a CASACOR 2017? Fique atento a série especial que publicamos no blog e a cobertura nas nossas redes sociais!

Leia também:

Dicas para criar jardins externos, verticais e de inverno

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram