Teatro: designs incríveis ao redor do mundo

16 de setembro de 2021

Em 19 de setembro, comemoramos o dia do teatro. Por isso, decidimos trazer um pouquinho da história de como surgiu o teatro e trazer algumas inspirações ao redor do mundo.

O teatro surgiu na Grécia antiga, por volta VI. A.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, o qual era considerado a divindade da fertilidade, vinho e diversão.

As celebrações ao Deus Dionísio eram feitas na primavera, e é uma forma de agradecer pela colheita de alimentos e vinhos, e normalmente essas comemorações duravam vários e vários dias.

O teatro surgiu através de Téspis, considerado o primeiro ator do mundo ocidental. Em uma dessas procissões, ele resolveu pegar uma máscara e dizer que era o próprio Deus Dionísio e criou um diálogo juntamente com as outras pessoas que participavam do ritual, dançando e cantando.

As características dos teatros antigamente eram: em locais ao lar livre com o palco central, lugar para orquestra e arquibancada. Porém, com o passar dos anos, o teatro evoluiu e as apresentações passaram a ser em locais fechados também. Pensando nessas novas configurações, vamos mostrar algumas inspirações e suas respectivas histórias ao redor do mundo.

Não podemos de deixar de mostrar o teatro da nossa cidade:

 

Teatro Municipal de São Paulo

 Um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo, o Teatro Municipal foi construído por um desejo elite da época. A construção foi inaugurada em 1911, recebeu influência da Ópera de Paris (França). Esse teatro serviu de cenário para um dos principais eventos da arte no Brasil: a Semana de Arte Moderna, de 1922. E reuniu os principais nomes da música, pintura, poesia e literatura para discutir os valores da arte e da cultura no país.

Teatro de Bolshoi

A companhia foi fundada em 1776 pelo príncipe Peter Urussov e Michael Maddox. Depois de três anos, apresentando somente em privado, o Teatro Petrovsky  o adquiriu.

Em 1805, um incêndio destruiu o edifício, mas foi reconstruído. Porém, da forma como conhecemos o edifício hoje, ele foi construído em 1825 e inaugurado em 18 de janeiro do mesmo ano. Porém, recentemente o teatro passou por uma reforma e durou cerca de 6 anos, dos anos de 2005 a 2012.

Ópera de Sydney

A Ópera de Sydney foi inaugurado em 1973. Ele possui cerca de cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes e várias lojas de recordações. O maior auditório, conhecido como Concert Hall, pode receber até 2.690 espectadores! Além de ter uma arquitetura espetacular projetada por Jorn Utzon e é reconhecida em nível mundial e um dos símbolos da Austrália.

El Ateneo

Agora, traremos uma curiosidade. Você já ouviu falar no El Ateneo em Buenos Aires?

Atualmente, o El Ateneo é uma livraria. Porém, anteriormente era o Teatro Grand Splendid e o tetrao foi construído em 1919 e foram mantidas  as mesmas características como:  o interior da cúpula foi pintado por Nazareno Orland é uma representação alegórica da Paz, pintado em 1919 como uma festa para o final da Primeira Guerra Mundial. Além de manter também, as varandas originais, ornamentação intacta e cortinas de veludo. Ah, e o mais legal, onde era o palco, hoje  temos uma cafeteria. Um lugar perfeito para passar uma tarde lendo e experimentando medialunas.

 El Ateneo é a maior livraria em quantidade e variedade de livros: 120 mil títulos em estoque.

Leia também:

Cafeterias: designs incríveis ao redor do mundo 

Pizzarias: designs incríveis ao redor do mundo

El Ateneo: a icônica livraria de Buenos Aires 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI