Cartagena: histórias, surpresas e lendas

17 de março de 2020

Cartagena: histórias, surpresas e lendas

Por Karina Korn, arquiteta!

Cidade portuária na costa caribenha da Colômbia, Cartagena foi fundada no século 16 e me surpreendeu demais. Tem milhares de riquezas arquitetônicas, como praças, ruas de paralelepípedos e coloridos prédios coloniais que nos enchem os olhos e o coração de emoção. Suas praias estão entre as mais desejadas.

O Castelo de San Felipe de Barajas é outro ponto turístico que não pode ficar de fora do passeio. Era um dos maiores pontos de defesa do Vice-Reino de Nova Granada e teve papel fundamental em diversas guerras.

San Felipe de Barajas

Castillo de San Felipe de Barajas

 

Chamado de a Cidade Fortificada, o centro histórico de Cartagena virou Patrimônio Nacional da Colômbia em 1959, e em 1984 se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco. Em 2007, foi condecorado como a quarta maravilha da Colômbia. Por tudo isso não pode ficar de fora da viagem. Fiz um tour com um senhor bem velhinho nesse local e ele contou histórias incríveis desse castelo. Fiquei surpresa com as histórias e com a sabedoria do velhinho, por isso mais que indico um tour com um especialista, alguém que conheça bastante o lugar.

Karina Korn no Castillo de San Felipe de Barajas

Karina Korn no Castillo de San Felipe de Barajas

 

Embora todo mundo me indicava ao contrário,  eu não fiquei dentro da cidade murada. Acabei ficando na parte externa e se eu visitar novamente Cartagena acredito que farei o mesmo de novo. Só a vista incrível vale a decisão  – dentro da cidade murado os hotéis são lindos- mas são baixos ( 2 andares).

Vista da cidade de cartagena do hotel

Vista da cidade

 

Cenário perfeito para várias fotos, a entrada principal da Cidade Amuralhada fica onde hoje está localizada a amarela Torre del Reloj. No passado, o local abrigava uma ponte de madeira que ligava a cidade histórica ao hoje bairro de Getsemaní.

Entrada da cidade Murada e m Cartagena

Entrada da cidade Murada – Torre do Relógio

Outra dica bacana é caminhar pela muralha, principalmente ao entardecer, e ver o sol se pôr nas águas do Caribe. O passeio é delicioso! Sem dúvida, o pôr do sol mais maravilhoso que eu já vi na vida!

Pôr do Sol em Cartagena

Pôr do Sol em Cartagena

 

A vida noturna em Cartagena também merece ser comentada aqui. Há muita gente curtindo os bares e restaurantes locais. Outra dica: Las Bóvedas são conhecidas por suas várias lojas repletas de presentinhos.

O trecho do Caribe colombiano em Cartagena também é sensacional. Trata-se de um pequeno arquipélago com dezenas de ilhas particulares – eu consegui visitar 4 delas e achei uma mais linda do que a outra. Em uma delas encontra-se  o Aquário, onde muitos turistas vão para tirar fotos com o golfinho de lá.

Cidade de Cartagena vista do barco

 

Outra curiosidade interessante são as sacadas dos casarões. É impressionante ver a diferença das sacadas e portas das casas – quanto mais “nós” tinham encrustados na porta (bolas de madeira) . mais ricas eram as famílias.

Se na porta da casa trouxer uma aldraba contendo uma cruz, quer dizer que a família que ali viveu tinha ligação com a igreja. Caso a aldraba contenha uma iguana, ela representa uma ligação com a casa real espanhola.

Exemplos de portas dentro da cidade murada em Cartagena

Portas dentro da cidade murada

 

 

Fizemos um passeio de charrete pela cidade murada e o cocheiro contou as histórias e lendas da região- uma mais bacana que a outra. Se você reparar nos telhados dos casarões poderá ver que alguns deles tem uma telha pontuda no canto. Diz a lenda que essas telhas eram para afastar as bruxas da cidade, já que elas poderiam se espetar quando voassem em suas vassouras.

Espero que tenham gostado. Já estou preparando os próximos textos de lugares incríveis que eu visitei. Estou amando compartilhar minhas histórias com vocês. Um beijo, Karina

@karinakornarquitetura

Mais fotos sobre Cartagena:

Leia também:

O pluralismo de Nova Iorque

Os encantos e surpresas de Madri

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI