Bento Gonçalves, um lugar para desfrutar o melhor da vida

27 de abril de 2020

Bento Gonçalves, um lugar para desfrutar o melhor da vida

 

Município do estado do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves é uma ótima opção de passeio dentro do Brasil, com pousadas charmosas e sem precisar gastar uma fortuna. Conheci a cidade depois de algumas viagens às fábricas das principais empresas de mobiliário do Brasil. Para se ter uma ideia, o setor industrial é o mais importante setor da cidade. O segmento moveleiro, o mais importante, responde por mais de 35% do faturamento bruto municipal.

 

Por lá, tive a oportunidade de conhecer as mais importantes vinícolas brasileiras e degustar de uma gastronomia única e muito saborosa. Sem dúvida, foi lá que experimentei o melhor sagu com creme da minha vida e provei de um galeto pra lá de especial.

Bento Gonçalves encontra-se a uma altitude de 691 metros, sendo um dos municípios mais elevados da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. Está ao sul do Trópico de Capricórnio, por isso o clima apresenta invernos frios e verões quentes. O friozinho é justamente o que mais encanta na cidade, tornando propícia para acender a lareira e provar os bons vinhos da região.

Batizada como a capital brasileira do vinho, Bento é o maior produtor de uva, vinhos e derivados nacionais. Várias das empresas ficam na região, caso da Vinícola Aurora, maior cooperativa de vinhos do Brasil, Miolo, Casa Valduga, a maior vinícola situada no Vale dos Vinhedos, e Vinícola Salton, considerada o maior complexo vitivinicultor da América Latina. Aliás, dedicar alguns dias para visitar as vinícolas no Vale dos Vinhedos é uma das grandes atrações de Bento. É um lugar que faz você parar, tomar um café da manhã demorado, não ter hora para nada… eu valorizo muito esse relaxamento quando viajo, especialmente, com a minha família, já que o nosso dia a dia é tão agitado.

É bom lembrar que além de grandes empresas, também há diversidade de pequenas vinícolas familiares, que contribuem para a qualidade dos produtos elaborados, totalizando mais de 60 vinícolas instaladas no município. O município foi a primeira região do Brasil a conquistar uma indicação de procedência especial, que eleva a qualidade do vinho produzido no município a um nível mundial.

Na hora de decidir onde se hospedar, opção não vai faltar. A tradição de vinícolas está presente também nas hospedagens. Algumas inclusive ficam dentro delas, como ocorre nas pousadas Villa Valduga e Don Giovanni. Também está em Bento a Laghetto Viverone.

É comum ainda encontrar os sucos e vinhos locais no frigobar, e tratamentos estéticos que utilizam uva. Os endereços no Vale dos Vinhedos convivem mais com esse clima, como a Spa do Vinho Caudalie, que eu já fiquei algumas vezes e amo demais, Villa Mchelon e Pousada Borghetto Sant’anna. Quem opta pelo Centro tem a vantagem de estar perto de outros passeios interessantes, como o de Maria-fumaça até Garibaldi?e Carlos Barbosa e o Caminhos de Pedra.

Fotos de Bento Gonçalves:

 

Até a próxima. Um beijo, Karina

@karinakornarquitetura

Por Karina Korn, arquiteta

Leia também:

Cartagena: histórias,  surpresas e lendas

Os encantos e surpresas de Madri

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI