Decoração Retrô: onde usar e como aplicar em seu imóvel

2 de fevereiro de 2021

Decorar seu apartamento na Vila Mariana, ou qualquer outra região de SP,com achados retrô pode ser uma ótima ideia. Afinal, os especialistas em decoração já entenderam que a beleza no antigo e no imperfeito podem compor muito bem um ambiente estiloso. O estilo vintage está frequentemente alinhado ao charme, a autenticidade e a personalidade de uma casa, e é possível encontrar elementos retrô em diversos tipos de imóveis, dos mais caros aos mais simples, seja em uma casa espaçosa de condomínio ou até mesmo em uma kitnet simples, barata e bem decorada. E se você está procurando criar um visual novo e fresco no seu imóvel, essas dicas fáceis o ajudarão a chegar lá com uma decoração retrô. Confira!

NÃO TENHA MEDO

 O primeiro passo para apostar em uma decoração retrô é abandonar sua ideia tradicional do que significa “decoração para casa”. O estilo vintage é incrível porque é diferente. Tenha em mente que a decoração retrô não é mais comum de se encontrar em casas de condomínio e ou apartamentos. Para enxergar essa beleza, você não pode ter medo de misturá-la e sair dos padrões. Pode demorar um pouco para perceber que este tipo de decoração é totalmente inovador, mas é preciso ver este estilo de maneira diferente, este é o primeiro passo para perceber a magia do vintage. Depois de fazer isso, você nunca mais vai querer voltar ao “tradicional”.

COMECE AOS POUQUINHOS

Se você é novo em decoração retrô, comece aos poucos. Vá a uma loja de antiguidades ou brechó local e encontre um ou dois itens que você realmente ama, como um relógio de parede antigo e use-o em um ambiente como sala de estar. O objeto irá quebrar um pouco a o padrão moderno e trará ainda mais charme ao local. O exemplo do relógio é apenas uma possibilidade, você pode optar por um moedor de pimentas manual para a sua cozinha ou até mesmo uma moringa de água para o seu quarto. Avalie as possibilidades, de acordo com os seus gostos.

RETRÔ E CORES NEUTRAS

Grande parte das casas e apartamentos que apostam em decoração retrô, utilizam cores neutras para compor o ambiente. Cinza, branco, azul claro e outros tons que transmitam tranquilidade podem acrescentar e muito à mobília vintage – retrô – e acabam transparecendo mais linearidade ao local. Esta combinação se torna mais atraente aos olhos e, em contrapartida, oferecem um ar mais calmo ao local.

COISA DE FAMÍLIA

É comum encontrar em casas de condomínio de alto padrão, móveis que passaram de geração em geração dentro de famílias tradicionais. E porque não garimpar na casa dos seus pais, ou dos seus avós, objetos que podem ser reformados para compor o ambiente. Mesas, cristaleiras, copos, tigelas, relógios e o que mais você encontrar. Esta também é uma ótima forma de começar a se adaptar ao universo da decoração retrô.

DÊ NOVAS UTILIDADES AOS OBJETOS

A parte de fora de uma gaveta antiga, com diversos puxadores diferentes, pode ser tornar um excelente cabide. Uma cabeceira tradicional de madeira ripada, pode virar uma ramada para um jardim vertical na sacada de apartamentos. Esta é uma das “graças” mais incríveis da decoração retrô, encontrar novas utilidades para móveis e objetos antigos. Além de trazer um ar de originalidade ao ambiente, é possível realizar composições únicas e muito charmosas.

LEMBRE-SE

 

Mudar os ares e investir em uma decoração retrô não significa que você goste de algo velho, gasto ou desbotado. Isso definitivamente não é o caso. Na verdade, entender este estilo significa que você tem que saber a diferença entre o que é vintage e o que é lixo. Embora dar vida à móveis e objetos antigos possa ser uma tarefa excitante, é necessário estabelecer um limite entre o que é bom e o que não pode, de forma alguma, ser utilizado ou reutilizado.

Ficou curioso para saber mais dicas sobre a decoração retrô? Ou está pensando em redecorar a sua casa e quer conhecer novos estilos? Então não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e acompanhar todos os nossos conteúdos exclusivos.

Exemplos de decoração Retrô:

Leia também:

Diferentes estilos de decoração para salas de jantar 

Estilo Hi-Lo na moda e na decoração

 

1 Comentário

  1. Michel em 13/09/2023

    Esse artigo tá demais falando sobre a decoração retrô, um estilo que tá super na moda. É ótimo pra criar ambientes com um toque aconchegante e cheio de personalidade.

    Sabe o que complementa essa vibe? Insulfilm residencial! Ele ajuda a manter aquele estilo retrô intacto, bloqueando o sol e protegendo os móveis e objetos de desbotarem.

    A Blackout Film RJ é top nesse assunto, eles mandam muito bem na aplicação de insulfilm residencial e comercial. E ainda têm uma opção retrô, demais, né?

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI