Vidro na Arquitetura

12 de agosto de 2021

Melhorar o ambiente e o espaço em que vivemos é garantia de mais qualidade de vida. Eu acredito no poder transformador que a arquitetura e a arquitetura de interiores podem ter em um espaço físico e no cotidiano das pessoas que o utilizam. Os projetos de arquitetura podem contribuir para melhorar essa condição. E hoje, vou mostrar a importância do vidro na arquitetura.

Independentemente de qualquer filosofia de vida, o fato é que ambiente sem função ou organização atrapalham muito o cotidiano das pessoas e a energia dos espaços em que vivem.

O simples fato de ter um local destinado para um determinado tipo de uso já muda a sua concepção do espaço, se ele for aliado a técnicas de iluminação, estética e estilo, o transformam num local de desejo.

O Vidro como expressão de estilo, se bem utilizado pode valorizar a arquitetura, pois através dele se mostra toda a estrutura de edifícios que existem por trás dos grandes edifícios.

Os edifícios que desenham a cidade, através das fachadas chamadas peles de vidro, formam hoje na cidade de São Paulo por exemplo, centros de espigões que embelezam e trazem grandiosidade.

Imagem de edificios com fachada de vidro em São Paulo

Foto: Edu Castello

 

O uso de vidro na arquitetura porém deve ser pensado e projetado com relação, por exemplo, a insolação. Pois,  ao mesmo tempo que traz a luz natural para o espaço, pode ter de ser compensados com sistemas de ar condicionado para a equilíbrio da temperatura do ambiente.

A iluminação natural tem vital importância na saúde do espaço, casa e morador, é importantíssimo a incidência de sol e luz natural nos ambientes,  porém sempre em equilíbrio com a ventilação natural e ambientação projetada de modo que ela venha a participar do ambiente e não prejudicá-lo.

Quem não ama um jardim ou varanda natural integrado ao espaço em que convive e pode utilizar a luz natural em grande parte do dia em suas tarefas para contribuir com economia real de luz, ser sustentável e ter saúde.

Leia também:

Biofilia na arquitetura e design de interiores

Matérias primas do reaproveitamento: na Moda e Arquitetura

10 interiores com vidro para deixar a luz entrar

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI