Checklist definitivo para a reforma de banheiro

19 de outubro de 2017

Uma boa reforma de banheiro garante benefícios para sua qualidade de vida que valem cada centavo. Entretanto, para que tudo ocorra dentro do programado e como imaginado, é imprescindível alguns cuidados. Confira!

1º passo – Planejar

Avaliar as instalações elétricas e hidráulicas com um profissional especializado é fundamental para que o banheiro dos seus sonhos não se torne em um grande pesadelo. Fique ciente que a falta de planejamento resulta em grandes atrasos.

2º Passo – Identifique seus gostos e necessidades

Antes de adotar uma modificação, certifique-se que as perguntas abaixo sejam respondidas pelo que você tem em mente:

  • O meu banheiro é funcional? O que falta para que ele me atenda?
  • Está desatualizado ou muito feio?
  • Quero privacidade e conforto que o meu não tem?
  • O que mais me incomoda?
  • Quero mudar apenas os revestimentos e metais?
  • Os armários não me atendem ou estão velhos?
  • Coloco uma TV e/ou som ambiente?
  • Agora preciso desse espaço com acessibilidade?

Tomando essas precauções, é possível evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.

3º Passo – Tenha um projeto

O acompanhamento de um arquiteto aumenta consideravelmente as chances de sucesso de sua reforma. Além do projeto em si, esse tipo de especialista é capaz de propor soluções com o melhor custo/benefício relacionadas ao piso, parede e teto, até mudança de pontos de água, bem como descobrir as dimensões necessárias para que o seu banheiro funcione sem problemas.

4º Passo – Iluminação

Tenha em mente que seu banheiro precisa, ao mesmo tempo, de uma iluminação funcional e decorativa. Principalmente se for único da casa. Lembre-se que esse espaço também recebe visitas!

Além disso, para fazer a barba ou maquiar-se, apenas uma iluminação central pode não ser suficiente além do que ela faz sombra.

5º Passo – Louças, metais e acessórios

Cubas, misturadores, chuveiro, banheira, torneiras e outros acessórios devem ser escolhidos com cautela e de acordo com a sua necessidade e o que você quer pagar. Falamos mais sobre isso neste post.

Para os acessórios (toalheiro, porta papel higiênico, ganchos) prefira que todos sejam do mesmo material, tipo de modelo e que as cores combinem, além da quantidade correta para uso.

6º Passo – Marcenaria

Uma vez que o banheiro tende a ser um espaço pequeno de sua casa, esse item é importantíssimo. Deixe à vista apenas o necessário e guarde o restante nos armários, gavetas e nichos. Para isso, um bom móvel projetado fará toda diferença.

7º Passo – Revestimentos

Todo revestimento utilizado no banheiro deve ser próprio para ter umidade constante. Texturas são ótimas para deixar o banheiro mais nobre, porém, delimite o seu uso para não sobrecarregar o ambiente.

Vale lembrar que o piso e a parede devem ser revestidos de matérias próprios, não se esquecendo de garantir cuidado com a superfície antiderrapante ou não polida para o piso para evitar acidentes.

8º Passo – Finalização

Decore o seu ambiente e traga sua marca registrada. Organize seus objetos de uso diário em bandejas e deixe a bancada livre. Capriche nos acessórios para guardar escovas de dente, algodão, maquiagem, etc. E não se esqueça das Flores ou folhagens em vasos, velas, objetos do mar como conchas etc, elas podem dar o toque final e deixar o banheiro ainda mais convidativo.

Gostou dessas dicas? Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema. Siga a gente também no Facebook, LinkedIn e no Instagram!

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram
CLIQUE AQUI