Cidade de Tiradentes: arquitetura e cultura

18 de abril de 2023

 

Essa semana temos a o feriado dedicado à Tiradentes, por isso vamos trazer algumas curiosidades gerais e arquitetônicas sobre essa charmosa cidade minera.

A cidade de Tiradentes localizada em Minas Gerais, é famosa por ter sido um dos centros produtores do estado, por ter chamado atenção de garimpeiros paulista, os quais procuravam ouro na época colonial, e por ninguém menos que Tiradentes.

Joaquim José da Silva Xavier teve papel importante na Inconfidência Mineira ao combate à Monarquia. Sendo assim, após a Proclamação da República, passaram o nome de Vila de São José para Cidade e Município de Tiradentes.

A pequena cidade de Tiradentes chama a atenção pelas suas ruas de pedra e pela arquitetura, onde podemos observar casas coloridas, igrejas e construções públicas com estilo arquitetônico barroco.

Abaixo, algumas construções da cidade de Tiradentes:

– Igreja Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 – sendo a segunda igreja em quantidade de ouro e considera uma das igrejas barrocas mais lindas do Brasil. A primeira é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto.

-Câmara Municipal, construída na metade do século XVIII, onde eram administração pública no período colonial e imperial, hoje chamada de Câmara Municipal de Tiradentes.

Câmara Municipal da cidade de Tiradentes

Câmara Municipal – Foto Rita Barreto

 

– Casa do Padre Toledo construída no final do século XVIII, com forros pintados com figuras da mitologia grega. Nessa casa é onde o padre morreu e foi um dos cabeças da Inconfidência Mineira.

Casa Padre Toledo em Tiradentes

Casa Padre Toledo

 

-Casa da Cultura, construída no século XVIII, onde se encontram os microfilmes de 280.000 documentos do acervo da Arquivo Ultramarino de Portugal e do Brasil Colonial.

Casa da Cultura em Tiradentes

Casa da Cultura

 

-Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio, que possui duas arcadas romanas, construídas em pedra no final do século XVIII.

Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio em Tiradentes

Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio

 

Mas, não podemos deixar de falar das casas e construções coloridas por toda cidade. Ao observar a cidade e o cartão postal da mesma, além da igreja matriz, tem as casas brancas com detalhes coloridos. Os detalhes são observados nas portas e janelas.

Gostou de saber mais sobre a cidade de Tiradentes ?  Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema. Siga a gente também no Facebook  e no Instagram!

Leia também:

Inhotim um lugar especial para amantes da natureza e da arte

O que fazer em Tiradentes

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@crispaola_milideias
logo instagram