Bancada para cozinha: Qual é o melhor material?

18 de maio de 2022

Projeto definido, especificação em mãos do tamanho da bancada, chegou a hora de escolher o melhor material para colocarmos na cozinha. Muitas vezes, o que impacta na hora da escolha é apenas o preço, mas devemos ficar atentos quanto ao custo benefício, resistências, durabilidade, pensar na utilização da bancada como um todo. Mas, o que queremos dizer com isso? É importante pensar quanto ao manuseio de alimentos nas bancadas, pois dependendo do material escolhido pode manchar com mais facilidade.

Porém a escolha do material, vai além da durabilidade e resistência também, devemos pensar como esse material combinará com o restante da cozinha, trazendo harmonia estética e visual para o ambiente. Então, o material para a bancada deve combinar com a marcenaria, revestimentos de piso e paredes, não é uma tarefa fácil, mas possível.
Granito

O granito é o queridinho e o mais comum na casa dos brasileiros, pois tem um ótimo custo benefício, é resistente e tem boa durabilidade. Os mais comuns são o Granito São Gabriel ou o Granito Itaunas, aqui o que vai definir é sua preferência por pedras escuras ou claras.

Porcelanato

O porcelanato é bastante usado na escolha de revestimentos principalmente para pisos. Mas, você sabia que você pode usá-lo na bancada da sua cozinha? É escolher o modelo. Uma das vantagens do porcelanato é que ele pode ser encontrado em diversas cores e estilo, além de ser resistente e ter boa durabilidade.

Agora para fazer a instalação da bancada, basta recortar a peça e ter uma boa mão de obra para esse serviço. Essa opção é ideal para quem tem o sonho em ter uma bancada com piguês ou travertino, mas não pode arcar com esse custo agora. A única desvantagem é em relação as emendas na bancada, pois as peças de porcelanato são menores que as pedras.

Bancada com porcelanato

 

Mármore

O mármore traz sofisticação para as cozinhas e é um material requisitado, porém o que influencia na decisão da compra é seu custo elevado. Mas, se você optar por esse material, faça uma impermeabilização com resina, pois assim tem menos risco de manchar.

Bancada com mármore
Projeto: Leandro Garcia

Silestone

Por ser uma pedra artificial, você pode escolher e ousar entre diversas cores, porém é uma pedra com o custo mais elevado. Agora, se você deseja trazer um acabamento similar ao Silestone, com um valor mais acessível, você pode optar pelo Quartzo.

Bancada com silestone

 

Gostou dessas dicas? Deixe nos comentários suas impressões sobre o tema. Siga a gente também no InstagramYoutube e Podcast!

Leia também:

7 dicas para ter uma cozinha moderna

Veja como é fácil ter uma cozinha alegre e colorida

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI