DICAS SOBRE FENG SHUI: SAIBA COMO APLICAR EM CASA

3 de abril de 2020

Uma das formas de leitura energética da casa é o método do Feng Shui, que tem como base os conhecimentos da famosa escola da Seita Negra do Budismo Tântrico, mais conhecida como a Escola do Chapéu Negro, desenvolvida há mais de 3 mil anos.

O Feng Shui nada mais é do que a correção da energia de qualquer ambiente da casa através de elementos muito simples como objetos de decoração e peças de mobiliário que permitam que a energia circule de maneira agradável. Tal correção energética inicia-se através da análise do ambiente por meio de um gráfico, chamado  ba gua.

Quando colocamos o ba gua (um gráfico em forma de octágono) na planta ou no ambiente da casa em que queremos trabalhar, vamos identificar oito regiões (tigramas) desse ambiente que remetem a uma área específica da nossa vida: sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e prosperidade.

Através do posicionamento do gráfico, podemos saber como igualar os oito tigramas, descobrindo quais áreas estão ausentes, quais devem ser complementadas e reforçadas e qual é a área que desejamos intensificar.

O centro do gráfico, representado pelo Yin-Yang, representa a saúde, que é diretamente influenciada pelo comportamento das outras oito áreas. Através de simbologia, cores, elementos da natureza, espelhos, iluminação e cristais podemos corrigir a energia que corresponde a uma área que precisa de ajustes.

Com base no sucesso das consultorias de Feng Shui, percebe-se que a boa circulação de energia na casa garante o bom desenvolvimento de todas as áreas, o que assegura nosso bem-estar. Ou seja, o objetivo da correção energética é desenvolver outros setores da vida de modo a alcançar a prosperidade.

Para a boa circulação da energia, é ideal que a casa esteja sempre organizada, limpa e, principalmente, sem objetos quebrados que possam ser obstáculos.

O ba gua está diretamente relacionado aos cinco elementos da natureza: água, fogo,

madeira, terra e metal. Você pode utilizar uma série de objetos com esses elementos para garantir que a energia do ambiente seja organizada e circule de modo adequado. Ninguém irá notar a função dos objetos, mas a boa circulação energética causará um grande impacto nas variadas áreas de sua vida. O resultado dessa correção energética pode, inclusive, ser imediato.

A nossa casa está muito relacionada ao nosso estado de espírito. O ideal é sempre trazer cores, florais ou objetos com diferentes formas geométricas para revitalizar os ambientes, garantindo mais felicidade. Um elemento muito utilizado para a correção energética são plantas, que são sempre bem-vindas em variados ambientes. Por isso, invista em uma bela flor que possa alegrar e iluminar a casa. Se houver algum objeto ou mobiliário com algum rasgado, trincado ou até mesmo quebrado, troque. Esses detalhes fazem diferença.

É importante que o ambiente onde você está ou que deseja receber alguém, esteja organizado e limpo e tenha objetos que você e seus familiares gostem de ver. Quando há algo que você não gosta no ambiente, imediatamente a energia que você sente é interrompida. Tire aquilo que não te faça bem, para permitir que a energia flua da melhor maneira possível.

Sabe aquele ambiente onde você entra e não se sente bem sem nem saber muito o porquê? Este é o tipo de ambiente no qual a energia não está construída. Por exemplo, se existe um cantinho da sala onde ninguém senta, há algo errado. Ou os móveis estão posicionados de maneira inadequada ou a energia não está circulando. Para te ajudar a corrigir esta questão, aqui vão algumas dicas:

Limpe e jogue fora tudo que você não usa para não entulhar o espaço. Se essas coisas saírem, a energia circulará de modo mais fácil, pois ela é como uma brisa do vento: chega e circula pelo ambiente. Se houver muitos obstáculos, ela não conseguirá fluir de modo correto. Então, preste atenção se a circulação do ambiente está livre, se as pessoas tem como acessar o sofá, se é possível se sentar nas cadeiras de modo simples, fácil e confortável. Tire todos os obstáculos do caminho para que as pessoas e a energia possam circular de modo adequado.

Nada deve ficar de costas para a porta. Ao entrar em um ambiente, você não irá se sentir confortável se logo se deparar com a parte posterior de uma cadeira ou sofá. Então preste atenção e, se o seu espaço permitir, faça com que esses móveis estejam sempre de frente para a entrada do ambiente para que as pessoas sejam sempre bem recebidas.

Se você está incomodado com algum ambiente da sua casa, troque algum objeto. Por exemplo, se você tiver quadros e fotos na sua casa, troque-os de lugar: inverta os da sala com os do quarto, por exemplo. Desse modo, você estará movimentando e renovando a energia dos ambientes. Aquele quadro que você não olha mais no quarto, pode ganhar uma nova importância na sala. Dessa forma, ele passa a fazer parte de um novo ambiente. Se você tem almofadas e cansou delas, compre uma nova capa e as redistribua.

Abaixo, segue algumas dicas específicas para determinados ambientes da casa onde é muito importante você fazer a correção energética.

Um deles é o hall social e o ambiente de recepção, pois a energia renova-se somente pela porta principal. Ou seja, se você mora em um apartamento e entra somente pela porta de serviço, você não está renovando a energia da sua casa. A porta principal também é chamada de “a boca do chi”, que seria o local por onde entra energia boa na casa que promove a circulação energética. Por esse motivo, a entrada da casa e o ambiente que recepciona quem acabou de chegar merece um cuidado especial.

No hall social, o espelho é um item muito importante pois permite que a energia esteja em constante mutação. Além disso, é o melhor elemento para limpar a energia de quem está entrando na casa pois, na frente dele, todos nos tornamos vaidosos: nos arrumamos e dissolvemos maus pensamentos. Dessa forma, quem entrar na casa estará com boas energias.

Se o hall social e a entrada da casa são ambientes importantes, há outros que também requerem atenção especial quando pensamos no Feng Shui, como é o caso do banheiro. Mas esse será um assunto para o próximo blogpost.

Leia também:

12 dicas de feng shui para sua casa: como começar o ano bem

Feng Shui para quarto de casal

Dicas de Feng Shui – Canal Youtube Viva Decora

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI