Pequenos espaços, grandes ideias

14 de julho de 2016

Pequenos espaços, grandes ideias

Não é porque você mora em um ambiente pequeno que precisa ter a sensação de aperto. Muito pelo contrário, com algumas dicas de integração dos ambientes, escolha dos móveis certos e aproveitamento de espaço é possível ganhar medidas e aumentar o seu apartamento petit, ou seja, pequenos espaços em grandes ideias.

Aproveite cada canto

pequenos espaços Foto: Hamilton Penna[/caption]

 

Cada cantinho pode ser aproveitado. Junto à janela monte um espaço designado à leitura. Você precisa apenas de uma poltrona confortável, um ponto de luz e uma pequena mesa ou cesto para guardar livros. Pronto.

Ganhando medidaspequenos espaçosFoto: Fabi Koren

Uma boa solução para ganhar medidas extras é remover paredes para integrar ambientes – desde que não ponha em risco a estrutura do local. Deste modo, ao invés de vários cômodos pequenos, o morador terá um espaço visualmente amplo com características multifuncionais, como quartos juntos à varanda ou cozinhas abertas para o living, que trazem mais proximidade para reuniões de amigos e praticidade no dia a dia.

pequenos espaços

Foto: Fabi Koren

 

Uma sugestão para demarcar os limites de cada ambiente em um cômodo integrado é instalar portas de correr. Elas são versáteis e possibilitam que o mesmo espaço tenha diferentes fins. É uma boa investida.

pequenos espaços

Foto: Fabi Koren

 

Outra ideia para sinalizar a função desses espaços é dividi-los usando diferentes pisos, ou detalhes, como pastilhas e ladrilhos no chão. Se devidamente instalados, podem virar um charme.

Aposte nas transparênciaspequenos espaçosFoto: Raul Fonseca

Peças transparentes colaboram com a sensação de espaço liberado. Mesmo ocupando espaço físico, não ocupam o visual.

Use e abuse de móveis sob medida

pequenos espaços

Foto: Hamilton Penna

 

A marcenaria é uma aliada na luta para ampliar o espaço. Armários sob medida e embutidos são fundamentais para não desperdiçar nenhum centímetro quadrado. Eles também auxiliam organização, e podem servir como elementos divisores para ambientes integrados.

Invista em móveis dois em um

pequenos espaços

Sofá Cama Rivero – Irmãos Ribeiro Mobiliário

 

Não tenha receio de investir nos chamados “móveis dois em um”: sofá que vira cama, mesa que pode ser estendida para comportar mais convidados, entre outras variações. As opções são diversas e cada vez mais ousadas.

Aproveite o espaço vertical

pequenos espaços

Foto: Hamilton Penna

 

Todo espaço deve ser muito bem utilizado, portanto aproveite suas paredes. Estantes e armários posicionados próximos ao teto são ótimos para guardar cobertores, livros e outros itens que você não usa com frequência. Uma dica de ouro para passar a impressão de amplitude é posicionar esses armários ou acessórios acima da linha do olho. Assim, o espaço não fica visualmente poluído e o ambiente muito mais leve.  

O velho truque do espelho funciona

pequenos espaços

Foto: Hamilton Penna

 

Quando falamos em ampliar o ambiente não é muito difícil lembrar do truque dos espelhos. Não é à toa, pois eles ainda são muito utilizados e trazem a sensação de que aquele apartamento de 42 m² tem na verdade 60 m² ou mais. A proposta é aplicar os espelhos em lugares menos convencionais, como por exemplo dentro de móveis ou sobre prateleiras.

Nas minhas redes sociais sempre tem dicas. Me acompanhe por lá também: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Pinterest!

assinatura

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram