Coimbra, Sintra e Óbidos: você precisa conhecer essas pequenas e encantadoras cidades de Portugal

30 de novembro de 2020

O fim do ano está próximo e para nos despedirmos de 2020 do jeito que ele merece, quero compartilhar com vocês as memórias de uma viagem mais que especial que fiz à Portugal, sendo mais específica, o roteiro de Lisboa até Porto, que dividirei em duas partes aqui no Mil Ideias Por Metro². Neste primeiro texto, te convido a revisitar comigo as lindas Coimbra, Sintra e Óbidos, cidades pelas quais passei e que guardo na memória lembranças de um roteiro repleto de paisagens lindas, uma cultura incrível, gastronomia magnifica e muita diversão em família que torna tudo ainda mais especial.

Coimbra

Nosso roteiro não poderia deixar de começar por dos lugares mais emblemáticos em que já estive, Coimbra, que se divide, entre a tranquilidade das grandiosas igrejas e mosteiros e a agitação da tradicional e inusitada Universidade de Coimbra – fundada em 1290, uma das mais antigas do mundo, que em meio às suas escadas e arcos medievais, acolhe em suas dependências, com pátio gigantesco os jovens universitários. Um lugar extraordinário, que apesar de toda sua tradição, é muito rico em diversidade.  Uma das coisas mais inusitadas que vimos, e que nos encheu os olhos foram os uniformes que eles usam por lá, trajes típicos que lembram muito o figurino usado pelos personagens de Harry Potter em Hogwarts.

Outro destaque de Coimbra é que apesar de toda essa arquitetura tradicional, por se tratar de uma cidade que recebe muitos jovens, ela têm locais muito modernos, como o Hotel Boutique onde ficamos, em meio às ruinas da Cidade Velha e suas pedras. Por falar em tradição, foi lá em frente a este hotel que vivenciamos um momento lindo, assistimos à apresentação de portugueses fazendo danças típicas, todos trajados com as roupas locais. O máximo!

Sintra

O Portugal é um país que, no geral, respeita muito suas tradições e isso é lindo de se ver, e falando nesse assunto, não podemos deixar de citar Sintra, nossa segunda parada no roteiro. Aquele clima de cidade praiana delicioso, com vistas incríveis de suas montanhas e muito verde ao redor e os grandiosos palácios e castelos, como nos filmes e seriados.  Com arquitetura luxuosa o Palácio Nacional de Sintra, construído pelos Mouros, é a sensação da cidade, mas a riqueza não está centralizada apenas nele, Sintra é como se fosse um reino. Nela também encontramos o grandioso Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, construído no século X e o incrível Palácio de Quinta da Regaleira, talvez o que tenha o aspecto mais medieval de todos.

Outra riqueza em Sintra, é, sem dúvidas, sua gastronomia, especialmente sua confeitaria. Foi lá onde visitamos a tradicional Pastelaria Piriquita, em que provamos os deliciosos Travesseiros de Sintra, um doce típico feito com uma massa folhada levíssima, recheado com amêndoas moídas envolto em açúcar e canela. Divino!

Óbidos

Para finalizar nossa viagem, não podemos deixar de falar Óbidos, uma cidade toda repleta de muros medievais, por onde é possível fazer toda a volta por cima deles.  Tão linda e incrível como as demais e, foi nela onde passamos alguns dos momentos mais divertidos de nossa passagem por Portugal, como o dia em que ficamos perdidos e entramos em ruas onde nosso carro não cabia e tivemos que andar por quase um quilometro de marcha ré comigo guiando pelo lado fora do carro para que não batêssemos, pois, as ruas eram muito estreitas devido aos muros. Coisas de viagem que depois que passa a gente dá boas risadas! Foi lá também onde provamos a tradicional Ginjinha de Óbidos, um licor de cereja que é servido por praticamente todos os lugares da cidade. Ainda bem que não tínhamos abusado neste dia do carro!

 

Essa ida com a minha família à cidade do Porto foi incrível e com certeza guardarei cada momento no meu coração! E você, não deixe de conferir nosso próximo texto sobre o Portugal, nele te convidarei a conhecer Cascais, Aveiros e a cidade de Fátima, um lugar incrível, repleto de fé e devoção capaz de comover o mais cético, em que vivemos momentos muito felizes.

Até Já! Um beijo, Karina

karina korn

@karinakornarquitetura

Mais fotos de Portugal:

Leia também:

Os encantos e surpresas de Madri

10 Dicas de Portugal

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI