Holambra: a cidade das flores

30 de setembro de 2021

Tradicionalmente conhecida como cidade das flores, Holambra fica localizada próxima a Campinas e é o destino perfeito para quem quer relaxar, respirar ar puro e aproveitar as mais variadas opções de lazer. Na primavera, então, tudo fica ainda mais lindo!

entrada de Holambra

Foto da entrada de Holambra

 

Uma curiosidade bem legal sobre a cidade, fundada por holandeses é que o seu nome veio da composição das iniciais de Holanda, América e Brasil. E não é por acaso que o estilo holandês está presente na gastronomia, arquitetura     , danças folclóricas e até mesmo no hábito de andar de bicicleta.

O ponto turístico de Holambra é o Moinho dos Povos Unidos, considerado também como um cartão postal, recebendo muitos turistas durante o ano todo.  Ele foi construído em 2008 e foi uma forma de homenagear os 60 anos da imigração holandesa. É um lugar lindo para levar a família e fazer fotos!

Moinho Povos Unidos, em Holambra

Foto do Moinho Povos Unidos, em Holambra

 

No Moinho também encontramos lindas flores, que deixam o ambiente ainda mais encantador. Eu, como uma boa apaixonada por flores e cores, não queria parar de observá-las!

Moinho Povos Unidos, em Holambra

Lindo jardim de flores que cerca o Moinho dos Povos Unidos

 

Ainda falando sobre as flores, conhecer os Campos de Flores é uma atração imperdível para quem visita Holambra, pois a cidade é a responsável pela produção de 45% das flores produzidas no Brasil. Porém, a visita nos campos só é feita com a presença de um guia autorizado.

flores

Campos de Flores, em Holambra | Crédito das fotos: Vívian Didio

 

O Boulervard Holandês é um outro lugar que recomendo a visita! Ele é chamado assim por conta das casinhas coloridas que se assemelham ao estilo arquitetônico dos edifícios da Holanda. Nas casinhas, encontramos lojas de roupas, decorações e restaurantes.

Muito prazeroso conhecer também a Expoflora, que é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina e que acontece no início da primavera, como forma de boas-vindas à estação. Porém, acredito que por conta da pandemia, a exposição esteja suspensa por enquanto. Mas, para quem for em 2022, recomendo ir até lá para prestigiar!

Para os casais apaixonados, a visita ao Deck do Amor é primordial! O espaço tem um fundo musical bem tranquilo e um cantinho próprio para colocar cadeados, simbolizando o amor e a união. É encantador! Em volta desse deck, temos o Lago Vitória Régia, onde é bem comum nos depararmos com capivaras tomando banho.

Deck do Amor contornado pelo Lago Vitória Régia

 

O Museu Histórico de Holambra também merece visita! É lá que pudemos conhecer um pouco da história da cidade, desde a sua fundação, que foi depois da Segunda Guerra Mundial. Objetos de antigos moradores também estão expostos no museu.

Como falei no começo desse texto, Holambra é o destino ideal para relaxar, ter contato com a natureza e ainda se sentir com um “pézinho” na Holanda, por conta das características da cidade e toda a sua história.

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!

karina korn

@karinakornarquitetura

Leia também:

Um final de semana visitando Campos do Jordão e Maria da Fé

O que fazer em Holambra

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

instagram logo
@milideiaspormetroquadrado/
logo instagram
CLIQUE AQUI